SIMPÓSIO

IPEV promove 10º Simpósio de Segurança de Voo

O público-alvo do simpósio foram os pilotos, engenheiros, técnicos, tripulantes, professores e universitários
Publicada em: 15/08/2017 16:25
Imprimir
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) promoveu, no período de 08 a 10 de agosto, o 10º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2017). O objetivo foi difundir assuntos relativos à segurança de voo de interesse da comunidade aeronáutica, bem como criar um ambiente adequado a troca de experiência entre órgãos governamentais, empresas e organizações militares.

“O IPEV entende a importância de disseminar a mentalidade de segurança de voo, aceitando a responsabilidade em dar sua contribuição, tornando esse evento, cada vez mais, um relevante fórum de disseminação da cultura de segurança de voo no cenário nacional”, ressaltou o Diretor do IPEV, Coronel Silvio Lúcio Cunha Bastos, durante a cerimônia de abertura.

O Simpósio contou com diversas palestras e também mini-curso. Na abertura, o co-fundador da EMBRAER, Ozires Silva, apresentou o tema “Ensaios em Voo: uma história de aprendizado”, em que fez um relato histórico dos primórdios da criação da indústria aeronáutica nacional.

O mini-curso “Regulamentação e Controle das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) no Espaço Aéreo Brasileiro” apresentou as peculiaridades da operação destas aeronaves, bem como seu impacto na aviação mundial.

Como fechamento das diversas palestras técnicas proferidas por especialistas e estudiosos da área de Segurança de Voo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) atualizou a audiência sobre o status dos procedimentos para investigação de acidentes com drones.

Cerca de 220 pessoas de todo o país, entre eles pilotos, engenheiros, técnicos, tripulantes, professores e universitários, participaram do simpósio, buscando aumentar seus conhecimentos acadêmicos e operacionais na área de Segurança de Voo.