TRICAMPEÃ

Embarcação Pakato da Regata 24 horas vence pela terceira vez

Competição é promovida pelo Clube da Aeronáutica de Brasília
Publicada em: 23/07/2017 15:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Cristiane dos Santos

Neste domingo (23/07), após 24 horas sobre as águas do Lago Paranoá, em Brasília (DF), a embarcação Pakato levou pela terceira vez consecutiva o primeiro lugar na modalidade geral. A competição Regata 24 horas está na 29ª edição e é um enduro promovido pelo Clube da Aeronáutica de Brasília em comemoração ao aniversário de Santos-Dumont. A largada e a chegada ocorreram na sede náutica do Clube da Aeronáutica de Brasília, às 12 horas, com um tiro de canhão.

Com a embarcação composta por seis tripulantes, o barco Pakato já ganhou a fita azul outras sete vezes. A fita azul é o símbolo da vitória. Ela é entregue enquanto a embarcação ainda está na água, no momento em que é encerrada a disputa. O símbolo é estendido no alto do mastro para que todos possam identificar o ganhador quando chegar ao cais. Segundo o capitão Homero Correia, a estratégia para ganhar tantas vezes é administrar bem o tempo. “Sempre buscamos melhorar a posição na segunda ou terceira hora após a largada”, disse. Apesar da satisfação em levar mais uma vez a primeira colocação, o capitão lembra que a disputa não é fácil. “A madrugada é o momento mais complicado, exige muita sensibilidade porque não dá para enxergar como a vela está sendo regulada”, explica.

Das 19 embarcações que participaram da largada, apenas duas não concluíram a competição. Segundo o presidente do Clube da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ruy Chagas Mesquita, a competição ocorreu dentro do planejado e as desistências foram por questões técnicas. “Teve bastante oscilação de ventos, com momentos bons na madrugada e na manhã deste domingo”, conta. Ele ainda destacou o espírito de competição. “Quem pratica o esporte, ama. Todos ficam muito cansados, mas muito felizes também. A motivação é o ponto mais alto”, destacou.

Segundo o Major Aviador Gregore Denicoló, coordenador do evento, a competição tem a característica de enduro uma vez que, a partir da largada, ninguém pode entrar ou sair da embarcação ou receber qualquer auxílio. A exceção é para apenas no caso de socorro. “É preciso se planejar bem, estar bem equipado para não faltar nada”, conta.

O anúncio dos vencedores ocorrerá na próxima quinta-feira (27/07). Serão premiados os primeiros colocados de cada classe de barco. Além disso, todos os participantes receberão uma medalha com a silhueta da aeronave F5.

Fotos: Sgt Bianca Viol

imagens/original/34769/170723bia0025- bianca_viol.jpg
imagens/original/34769/170723bia0091- bianca_viol.jpg