SANTOS-DUMONT
Organizações da FAB por todo o País comemoram aniversário do Pai da Aviação
O 144º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont foi comemorado nessa quinta-feira (20/07) em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o País. A solenidade em homenagem ao Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação aconteceu em 23 cidades do Brasil e também em 24 países. Na ocasião, 663 militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras, além de autoridades e personalidades civis, foram agraciados com a medalha Mérito Santos-Dumont. A condecoração foi criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, e é oferecida como um reconhecimento àqueles que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira. Confira como foram as comemorações em algumas organizações da FAB.
No Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a solenidade foi presidida pelo Diretor, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, e reuniu autoridades das Forças Armadas e Auxiliares, além de representantes dos poderes executivo e legislativo dos municípios de Alcântara e São Luís, no Maranhão. Além do efetivo militar do CLA, participaram da cerimônia os efetivos militares do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-SL). “Eu, como policial militar, me sinto extremamente lisonjeado por essa homenagem porque é uma condecoração de uma instituição de altíssima credibilidade, que é a Força Aérea Brasileira. Em nome da Polícia Militar do Estado do Maranhão, eu divido essa condecoração com toda a minha tropa, o Alto-Comando da instituição, oficiais e praças. Agradeço também ao Alto-Comando da Aeronáutica por essa indicação”, afirmou o Coronel José Federico Gomes Pereira, Comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), um dos agraciados.
Na Ala 2, em Anápolis (GO), foram entregues dez medalhas Mérito Santos-Dumont aos oficiais e graduados da Guarnição. A cerimônia contou com diversas autoridades civis e militares da região e foi presidida pelo Comandante Interino da Unidade, Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto. “Ao homenagear este grande inventor Brasileiro, a Força Aérea incentiva o seu efetivo e toda a nação a adotar uma postura de coragem, de inovação e da busca pelos seus ideais”, destacou o Coronel em seu discurso.
Em Campo Grande (MS), na Ala 5, dez militares foram homenageados na solenidade, que foi presidida pelo Comandante Interino Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça e contou com a presença de autoridades militares e civis. O hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, posto mais alto da FAB, em homenagem ao Pai da Aviação, marcou o início da cerimônia. Em seguida, foi realizada a leitura da Ordem do Dia e o canto do Hino dos Aviadores. Um desfile militar encerrou a solenidade.
Na Ala 7, em Boa Vista (RR), um dos agraciados, Sargento Genivaldo da Silva Brandão, declarou: “foi com sentimento de dever cumprido que recebi essa medalha, fruto de total dedicação e empenho na realização das minhas atividades em quase 20 anos na Força Aérea Brasileira”. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Tenente-Coronel Aviador Eric Breviglieri, e contou com a presença de autoridades militares e civis do Estado de Roraima e da Capital.
Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, que destacou a importância da data para a Força Aérea e para o Estado. “Para nós, mineiros, essa data é ainda mais especial, pois Santos-Dumont nasceu na Fazenda de Cabangu, aqui em Minas Gerais. Precisamos homenagear essa personalidade mineira que tanto fez pelo Brasil e pelo mundo com a criação do avião”, afirmou. Durante a cerimônia, cinco militares e um civil foram agraciados.
No Rio de Janeiro (RJ), uma cerimônia no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) condecorou 150 agraciados. A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e contou com a presença de ex-Comandantes e de membros do Alto Comando das Forças Armadas.
No Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), seis homenageados receberam a Medalha Mérito Santos-Dumont, em cerimônia presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, que ressaltou a importância do feito do Patrono da Aeronáutica para o mundo, colocando o Brasil em destaque.
Em São Paulo (SP), na Ala 13, a solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou com a participação de diversas autoridades militares e civis, entre elas os ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Walter Werner Brauer e Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Na ocasião, 26 personalidades, entre militares e civis, foram agraciadas.
Em Recife (PE), o Sargento José Maciel de Oliveira Filho foi um dos 23 agraciados que receberam a Medalha Mérito Santos-Dumont durante a cerimônia realizada na Ala 15. “A gente fica na expectativa de ser relacionado a cada ano e, quando vi meu nome na relação de agraciados, foi uma emoção muito grande”, relatou o militar. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major- Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar.
Na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), a cerimônia foi presidida pelo Comandante, Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, e condecorou cinco militares. “É uma grande honra receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, pois demonstra todo o reconhecimento ao nosso empenho e dedicação. Homenagens como essa renovam nossas forças para o trabalho e nos estimulam a melhorar a cada dia”, disse o Suboficial André Alves Moreira, um dos agraciados.
Na Ala 10, em Natal (RN), além da solenidade militar, foi realizada uma roda de leitura para crianças com o objetivo de divulgar a história de Santos-Dumont. Durante a cerimônia, foram condecorados 14 militares. Também fez parte das comemorações um concerto da Banda de Música da Ala 10. O Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, presidiu o evento.
Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), três oficiais, cinco graduados e dois civis foram homenageados durante a solenidade presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior. O evento contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos agraciados.
No sul do Brasil, a Ala 3, em Canoas (RS), teve cerimônia militar presidida pelo Comandante Militar Do Sul, General De Exército Edson Leal Pujol, e homenageou 14 autoridades civis e militares com a Medalha Mérito Santos-Dumont, cuja imposição foi procedida pelo Comandante da Ala 3, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e pelo seu sucessor, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho, que assumirá a organização na próxima segunda-feira (24/07).
Em Santa Maria (RS), na Ala 4, a cerimônia condecorou 14 militares por terem prestado destacados serviços à FAB. “Fazer parte desse grupo seleto me deixa muito orgulhoso. Essa medalha representa minha trajetória de dedicação em que o mérito eu dedico à minha família e a todos os militares que me instruíram ao longo desses 25 anos de serviço”, salientou o Suboficial Sergio de Souza Novato, do Grupo Logístico da Unidade.
Na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), quatro militares foram agraciados durante a solenidade. “Com essa formatura, todos nós estamos comemorando e reverenciando a memória de Santos-Dumont. Então, para nós, é uma oportunidade ímpar de estarmos juntos, comemorando os feitos desse grande brasileiro pela aviação mundial”, afirmou o Major-Brigadeiro Odil Martuchelli Ferreira, maior autoridade presente na cerimônia.
