ESPAÇO

Centro de Lançamento de Alcântara lança 20º Foguete de Treinamento Básico

Operação Falcão I/2017 foi a primeira realizada no CLA, neste ano de 2017
Publicada em: 09/06/2017 15:38
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, nessa quinta-feira (08), o lançamento do 20º Foguete de Treinamento Básico (FTB) disparado ao norte da costa maranhense. O lançamento faz parte da Operação Falcão I/2017, iniciada na última segunda-feira (05/06), em Alcântara, com o objetivo de lançar e rastrear um FTB, coletando dados via telemetria, com a finalidade de realizar o treinamento operacional do CLA e, ainda, coletar dados para qualificação e certificação do veículo.

O 20º lançamento do FTB em Alcântara ocorreu às 11h50min da manhã. O foguete atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31 quilômetros em 1min16seg de voo, vindo a atingir o ponto de impacto em alto mar a uma distância de 16 quilômetros da plataforma de lançamento. Ao todo, o voo do veículo durou 2min45seg até a queda no Oceano Atlântico. A operação reuniu toda a equipe operacional do CLA, além de militares que atuaram no suporte à campanha de lançamento, pertencentes ao Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e ao Destacamento de Saúde de Alcântara (DS-AK).

O lançamento foi acompanhado por uma comitiva chefiada pelo Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV), e contou com representantes das áreas comercial e de serviços, eclesiástica, educacional, financeira, industrial, política e sindical, oriundos do estado de São Paulo. Estiveram presentes, também, professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), componentes do Programa de Pós-Graduação ligado ao Mestrado Profissional em Engenharia da Computação de Sistemas Aplicados à Engenharia Aeroespacial, iniciado neste ano em cooperação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com apoio do CLA.

O professor Areolino Neto destacou a importância das parcerias em torno do projeto. “Eu acredito nessa parceria com as universidades locais, tanto estadual quanto federal, desenvolvendo muitas pesquisas que podem contribuir, ao mesmo tempo em que teremos alunos com uma motivação muito maior em trabalhar numa área de tamanha atração como a espacial”, disse.

Foguete de Treinamento Básico - FTB

Desenvolvido pela indústria nacional, o FTB é um veículo de treinamento destinado a proporcionar treinamento operacional das equipes e testar a prontidão da infraestrutura dos centros de lançamento nacionais, CLA e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), situado em Parnamirim (RN) para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. Utiliza combustível sólido e é estabilizado por quatro hastes aerodinâmicas. O sistema de lançamento emprega um casulo reutilizável que pode ser novamente empregado em outras operações para integração do veículo junto à plataforma de lançamento.

 Características

Comprimento total: 3,05 metros
Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm
Peso total do veículo: 68,3 quilogramas
Peso de propelente: 29,2 quilogramas
Peso reservado para experimento: 5 quilogramas
Apogeu aproximado (82°) (estimado): 30 quilômetros
Tempo total de voo (estimado): 2 minutos e 46 segundos