MEMÓRIA

Museu da FAB no Nordeste divulga cultura Aeronáutica

Dividido em 10 salas, acervo permite o embarque na história da aviação
Publicada em: 19/04/2017 17:17
Imprimir
Fonte: COMAR II, por Ten Bianca Pereira
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Sigaud

Motor de aeronave faz parte do acervo do MuseuO Museu de Aeronáutica de Recife reabriu as portas para visitação em novo endereço: no prédio do antigo Parque de Material Aeronáutico (PAMA-RF). As novas instalações, inauguradas na terça-feira (18/04), ocupam uma área de 222 metros quadrados, com 10 salas distribuídas em três andares e estacionamento privativo para 180 carros.

Único espaço cultural da Força Aérea Brasileira na Região Nordeste, o Museu incentiva a pesquisa, a preservação e a divulgação da cultura aeronáutica desde 1995. O acervo é composto por miniaturas de aeronaves, fotografias, notícias, objetos pessoais de importantes figuras da história da aviação brasileira, como o Brigadeiro Eduardo Gomes, além de diversas peças aeronáuticas. A história mais recente do Segundo Comando Aéreo Regional (COMAR II) ganhou uma sala exclusiva para ser eternizada.

Miniaturas de aeronaves da FABO Chefe do Museu, Coronel Aviador Fernando da Cunha Machado, afirma que “o espaço cultural é indispensável à divulgação da memória da aviação na região Nordeste”. O museu, que antes era sediado no COMAR II, levou 8 meses para ocupar a nova sede, tempo necessário para reformas e transferência do acervo.

Visitação – A visita ao Museu de Aeronáutica de Recife é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Visitas guiadas podem ser agendadas: (81) 3461-7698/ 3461-7697 ou [email protected]. O endereço é Av. Maria Irene, S/N - Bairro Jordão, Recife - PE (entrada principal da Ala 15, antiga Base Aérea de Recife).