ESPORTE

Atletas da FAB são destaque no Campeonato Brasileiro de Orientação

Primeira etapa ocorreu na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais
Publicada em: 12/04/2017 13:44
Imprimir
Fonte: CDA e BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

Já de olho nas seletivas para o Campeonato Mundial Militar de Orientação, na Finlândia, em junho, atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) obtiveram bons resultados na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. O torneio ocorreu entre os dias 6 e 9 de abril na região de Tiradentes (MG).

No percurso Sprint Noturno, realizado na região urbana de Tiradentes, os destaques foram para a 1ª colocação da Sargento Raquel Arendt, o 3º lugar para o Sargento Markus Everton e o 4º lugar para o Sargento Carlos Araújo.

Já na classificação geral da etapa, houve dobradinha da FAB, tanto no masculino, quanto no feminino: o 1º lugar masculino ficou com o Sargento Gelson Togni e o 2º lugar com o Sargento Carlos Araújo. No feminino, 2º lugar geral para a Sargento Franciely Chiles e 3º lugar geral para a Sargento Camila Luisa Daronco.

Com os resultados obtidos nesta etapa, a Sargento Franciely e o Sargento Carlos Araújo, que já tinham obtido vaga para representar o Brasil nos Jogos Mundiais, na Polônia, também conseguiram vaga no Campeonato Mundial de Orientação na Estônia.

Os atletas da FAB seguem agora para Curitiba (PR), onde encerram os preparativos para a Seletiva, que ocorrerá na cidade de Guarapuava (PR). O evento definirá os militares das três Forças Armadas que representarão o Mundial Militar de Orientação.

 

Judô – O Projeto Caravanas do Ar da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) possui entre os seus atletas dois campeões da Copa Catarinense de Judô 2017. Thiago Pires, 14 anos, e Mirela Moreira Ribeiro, 11 anos, conquistaram suas vagas e subiram a Serra Gaúcha para representar o estado de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro Região V 2017.

A competição ocorreu na cidade de Caxias do Sul (RS), no período de 7 a 9 de Abril, contando com a participação dos melhores atletas dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nas diversas categorias. Para os atletas participantes, o Brasileiro Região V é a principal etapa seletiva de atletas para o Brasileiro Geral a ser realizado em agosto deste ano, na cidade de Lauro de Freitas (BA).

Em seu primeiro ano de competições como atleta representante da Federação Catarinense de Judô, a pequena Mirela, de apenas 11 anos de idade - há 2 anos treinando da Base Aérea de Florianópolis - conquistou a medalha de bronze na categoria sub 13 (até 47 Kg) dessa competição.

“Para mim, estar aqui já foi maravilhoso. Receber a medalha das mãos da Maria Portela (atleta da Seleção Brasileira de Judô) foi uma grande emoção! Meu próximo objetivo é treinar forte para ganhar o Campeonato Catarinense e conquistar uma vaga no Brasileiro em Lauro de Freitas”, disse a jovem atleta após receber a medalha de bronze.

Thiago, de 14 anos de idade - há 2 anos integrando a equipe do Caravanas do Ar - conquistou o 5º lugar na categoria sub 18 (até 55 Kg). "Estou feliz com a minha participação. Pretendo intensificar os treinos e focar no Campeonato Estadual de Santa Catarina, porque se eu conseguir o primeiro lugar terei chances de conseguir uma vaga no Brasileiro em agosto”, contou.

Atualmente, o projeto social Caravanas do Ar de Judô possui mais de 60 atletas (de 11 a 20 anos) provenientes de áreas em vulnerabilidade social ao redor da Base Aérea de Florianópolis, que treinam três vezes por semana nas dependências da organização militar, sendo liderados pelos Senseis Sargentos Reginaldo Wendhausen e Renato Bonates.