ESPORTE

Militares de todo o País participaram da Corrida da Paz neste domingo (19/02)

Evento foi promovido pelo Conselho Internacional do Desporto Militar
Publicada em: 20/02/2017 15:58
Imprimir
Fonte: ACS I COMAR, Ala 8 e GAP-RF
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

Unidades militares da Força Aérea Brasileira realizaram, neste domingo (19/02), a Corrida da Paz, que ocorreu simultaneamente em várias cidades do País e pelo mundo, com o intuito de promover o esporte e enviar uma mensagem de paz por meio da integração das Forças Armadas com a sociedade. O evento foi promovido pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM – do francês, Conseil International du Sport Militaire) para celebrar a criação e o aniversário da instituição.

Belém (PA) - Em Belém, mais de mil pessoas, entre militares e civis, participaram da Corrida da Paz. Antes de cumprir o percurso de 4.900 metros, os inscritos fizeram alongamento, aquecimento e participaram de um momento cívico com o hasteamento da Bandeira do Brasil e canto do Hino Nacional. O trajeto foi na Avenida Júlio César até o elevado Daniel Berg, com retorno e chegada novamente em frente ao prédio do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR).

Em suas palavras, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, agradeceu a presença de todos no evento. “Trabalhamos de forma anônima pelo desenvolvimento e progresso do nosso País e, neste momento de confraternização, desejo que continuem tendo sucesso nas suas atividades”, destacou.

Manaus (AM) - “Esta corrida que, originalmente, visava à confraternização entre tropas militares mundiais se expandiu e hoje tem a participação muito efetiva da sociedade como um todo e todos juntos, em uníssono, proclamam a paz mundial”, disse o Comandante da Ala 8, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, após a conclusão da 12ª edição da Corrida da Paz, realizada em Manaus. O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas entre civis e militares da Força Aérea, Marinha, Exército e Forças Auxiliares.

Na capital amazonense, a Aeronáutica participou do evento com uma tropa feminina e outra masculina e percorreu cerca de cinco quilômetros. O ponto de chegada foi um dos cartões postais da cidade, a Praia da Ponta Negra, localizada na zona oeste.

Um dos participantes foi o Suboficial Luzimarque Romão Carlos da Silva. Há mais de dois anos na reserva, o militar fez questão de participar da corrida. “Este evento representa saúde. Praticar esporte sempre é bom e, mesmo na reserva, participar de um evento desta magnitude em prol da paz e da saúde é muito interessante e gratificante”, disse.

A Corrida da Paz acontece todos os anos e busca promover a paz por meio do esporte, além de proporcionar a integração das Forças Armadas com a sociedade civil. O lema da iniciativa é “Amizade através do esporte". “A gente não só confraterniza com nossos irmãos de armas, como também trazemos a reboque toda a sociedade, que também participa em prol desse objetivo tão nobre que é a paz”, explicou o Major-Brigadeiro Waldeísio.

Recife (PE) - Militares da ativa e reserva das Forças Armadas, além de civis, participaram da Corrida da Paz 2017 na capital pernambucana. O evento coordenado este ano pelo Exército Brasileiro, teve a largada às 8h do Parque Dona Lindu e percurso alterado para 4km.

A novidade da corrida esse ano foi a participação da pentatleta pernambucana, bicampeã em Jogos Pan-americanos e única detentora de medalha olímpica do pentatlo moderno na América Latina, Yane Marques. Ela, que é Terceiro-Sargento do Exército, participou do alongamento/aquecimento antes da largada e, ao final da corrida, foi homenageada com uma salva de palmas por todos os presentes.

“Foi a minha primeira vez na Corrida da Paz e minha expectativa era grande, até porque aqui eu estou em casa. A corrida traz consciência cívico-militar e exemplo a ser dado pela união entre as Forças”, ressaltou a atleta.