AJUDA HUMANITÁRIA

Comandante da Aeronáutica recebe comenda das Forças Armadas equatorianas

Na época, a FAB transportou 1,5 toneladas de mantimentos ao Equador
Publicada em: 26/01/2017 16:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu, nesta quinta-feira (26/01), a comenda “Estrella de Las Fuerzas Armadas del Ecuador” no grau “Gran Estrella al Merito Militar”. A homenagem é um reconhecimento pelo apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Equador, durante o terremoto que ocorreu no país em abril de 2016 e deixou mais de 600 mortos.

Na ocasião, uma aeronave C-105 do Esquadrão Arara (1°/9° GAV) transportou 1,5 ton de mantimentos e 80 kg de vacina para o país sul-americano. A FAB também contribuiu com o envio de tropas, transporte de rações alimentares, equipamentos e feridos, além de apoio logístico para a manutenção operacional das aeronaves da Força Aérea do Equador.

De acordo com o Comandante da Aeronáutica, a comenda é também uma homenagem ao trabalho dos militares da instituição. “É um reconhecimento do trabalho da FAB como um todo”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e oficiais-generais do Alto-Comando, a Secretária Encarregada de Negócios da Embaixada do Equador, Suzana Fuentes, realizou a imposição da comenda ao Comandante da Aeronáutica.

Ela destacou que a Força Aérea proporcionou auxílio ao Equador durante momentos de grande dificuldade. “Somos muito gratos pelo apoio prestado ao país”, finalizou.

Veja na revista Aerovisão o apoio da FAB no transporte de brasileiros que vivenciaram a tragédia: