REAPARELHAMENTO

Na Espanha, FAB realiza ensaios no solo e em voo da aeronave C-105 SAR

Novo avião deve chegar ao Brasil em 2017 e vai ampliar capacidade operacional de busca e salvamento
Publicada em: 21/12/2016 07:55
Imprimir
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Foram realizados ensaios no solo e em vooA Força Aérea Brasileira (FAB) participou de uma nova fase do processo de Aceitação do Projeto CL-X2, que prevê a aquisição de aeronaves Casa C-295 dedicadas à missão de busca e salvamento. Na FAB, as aeronaves são chamadas de C-105 Amazonas. O Major Alisson Henrique Vieira, do Insitituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), esteve, de 05 a 09 de dezembro, nas instalações da Airbus Defense & Space, na cidade de Sevilha, na Espanha, para realizar ensaios no solo e em voo.

“Como os ensaios previam a avaliação do sistema de navegação da aeronave, foram realizados deslocamentos para a realização de aproximações IFR [regras de voo por instrumento] em aeródromos onde pudesse ser comprovado o cumprimento dos requisitos contratados”, explicou o Major Alisson.

Todos os voos de certificação foram realizados com tripulação mista, sendo um piloto do IPEV e um piloto da Airbus, além do gerente técnico do projeto na FAB e de representantes técnicos das diversas áreas de engenharia da empresa.

A previsão é que a primeira aeronave chegue ao Brasil em meados de 2017“Voltamos para casa com a sensação de missão cumprida, tendo a certeza de que a FAB irá receber o produto conforme os requisitos contratados. O CL-X2 multiplicará a capacidade operacional da FAB, contribuindo sobremaneira para a missão de Busca e Resgate”, ressaltou o major.

Sob gerência da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Programa CL-X2 prevê a aquisição de duas aeronaves Casa C-295 que vão equipar o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), única unidade da FAB especializada em Busca e Salvamento. A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em meados de 2017.