CARREIRA

A EPCAR é referência em ensino e prepara alunos para a Academia da Força Aérea

A formatura foi realizada no sábado (17/12)
Publicada em: 17/12/2016 14:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

A solenidade militar realizada no último sábado (17/12) encerrou o ciclo de três anos para os 158 alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). O próximo passo, para a maioria dos alunos da turma Odin, será para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP) onde eles se prepararão para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV).

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, e contou com a presença do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo; e do Subsecretário de Administração Financeira da SEFA, Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, além de autoridades civis e militares.

Em mensagem à turma Odin o Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica, destacou a importância da EPCAR na vida dos futuros oficiais da Força Aérea. "A EPCAR é uma instituição de Ensino que além de formar alunos no ensino médio e militar, ela tem a essência de ensinar os valores e deveres. Dediquem-se ao máximo e sejam profissionais de princípios e valores que nossa Pátria tanto precisa".

O aluno do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Samuel de Almeida Andrade recebeu o prêmio de primeiro colocado do curso, com média global de 9,31. Ele agora segue para a AFA, onde durante quatro anos fará a preparação para se tornar um oficial aviador. Emocionado, o aluno Márcio Zanoni, também se prepara para o próximo passo: o ingresso na AFA. " Valeu muito a pena passar pela EPCAR. Aqui é a base do nosso futuro na FAB. Sou muito grato à Escola e sentirei muitas saudadades". Enfatiza o formando.  

Durante o evento houve a passagem do Estandarte da Escola, que é feita pelo Líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado do segundo ano. A solenidade foi encerrada com a formação do gládio alado feita pelos alunos que emocionou o público presente e a passagem das aeronaves T-27 em homenagem aos formandos.

EPCAR - A missão da Escola é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar). Além das disciplinas do currículo do Ensino Médio, o CPCAR prepara os alunos no campo militar com o mais elevado comprometimento aos preceitos definidos pelo Comando da Aeronáutica. A EPCAR já formou mais de 12 mil alunos, desde 1949.

Assista aqui como foi a formatura:

imagens/original/32647/161217mfr(c)alexandre_manfrim-16.jpg