MISSÃO DE PAZ

FAB começa a transportar militares do 25º contingente da força de paz no Haiti

Contingente é formado por 990 militares entre homens e mulheres de unidades do Nordeste
Publicada em: 30/11/2016 08:00
Imprimir
Fonte: BARF, por Tenente Bianca
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Foi realizado nesta terça-feira (29/11), na Base Aérea do Recife (BARF), o primeiro de quatro embarques de militares brasileiros que formam o 25º Contingente do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT). Eles vão compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Os militares estão sendo transportados na aeronave Boeing 767 da FAB.

A tropa que embarcou nesta terça é formada por homens e mulheres de unidades do Nordeste, com maioria de Pernambuco, totalizando cerca de 240 militares.

O 25º contingente é formado por 990 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que servem em unidades do Nordeste. Os próximos embarques estão previstos para os dias 2, 5 e 8 de dezembro.

"É com profundo sentimento brasileiro de respeito, carinho, atenção e humanidade para com os nossos irmãos e irmãs do Haiti, que os soldados brasileiros partem para mais uma Missão de Paz no Haiti”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, em solenidade realizada antes do embarque.

Na sexta-feira (02), 26 militares da FAB embarcam para também substituir a tropa que está no Haiti.

Criada em 2004, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) sempre teve o Brasil ocupando papel importante.