CERTIFICAÇÃO

Simulador de voo do C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira é homologado pela ANAC

Equipamento reproduz 100% do voo na aeronave e permite substituir horas de treinamento com redução de custos
Publicada em: 14/11/2016 11:05
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Ten Lorena Molter
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O simulador de voo da aeronave C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara (1°/9° GAV), sediado em Manaus (AM), foi homologado como Classe D pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isso significa que o equipamento é capaz de reproduzir 100% do voo real.

A análise técnica mediu a fidelidade do simulador em relação à performance da aeronave C-105 Amazonas. Nesse sentido, foram verificadas as grandes áreas de desempenho da aeronave, qualidade de voo, sons, sensação dos movimentos e representação visual. O simulador do Amazonas é o primeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) a ser certificado pela ANAC.

De acordo com o especialista em regulação da ANAC, Gabriel Murta, a certificação de simuladores na Aviação como Classe D permite aos pilotos civis a substituição de horas de voo reais, com alto custo agregado, pelo respectivo simulador. “Os pilotos civis só podem substituir o simulador pela aeronave se a ANAC der a certificação”, explicou.

O equipamento, recém-homologado pela ANAC, é utilizado para o treinamento dos esquadrões da FAB que operam com aquela aeronave, como o Esquadrão Arara (1°/9° GAV), o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV) e o Esquadrão Onça (1°/15° GAv). Militares de Forças Aéreas de nações amigas também realizam treinamentos nesse simulador da FAB.