ESPORTE

Escola de Especialistas sedia seminário de judô

Evento é coordenado pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA)
Publicada em: 27/10/2016 16:44
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) promove, no próximo sábado (29/10), em parceria com a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), o Seminário de Judô da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento ocorre em Guaratinguetá (SP), sede da Escola de Especialistas, a partir das 8 horas. O encontro deve contar com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Francisco de Carvalho Filho.

“Nós demos um grande passo com os atletas que representaram as Forças Armadas nas Olimpíadas na modalidade. Essa participação assemelha-se ao que acontece nos países desenvolvidos. O atleta de judô já tem em sua formação a disciplina e o respeito aos superiores e esses preceitos são reforçados, ainda mais, dentro das Forças. Isso melhora a qualidade do esporte”, afirma Francisco.

O objetivo do encontro, de acordo com os organizadores, é transmitir conhecimentos do judô, principalmente focado nas tendências atuais da modalidade. Os palestrantes são judocas da FAB e convidados de grande conhecimento.

“O judô é extremamente importante, pois prepara as pessoas para enfrentar as dificuldades, além de ter papel fundamental na formação do caráter”, explica o Major Davi Pavelec, chefe da equipe de Judô da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). “Nosso objetivo é elevar o nível do judô e difundi-lo ainda mais na FAB. A meta também é termos a nossa equipe de atletas de alto-rendimento na modalidade”, complementa o Major Pavelec.

O seminário, teórico-prático, ocorre durante todo o dia e se encerra com uma aula prática de Randoris, que são os treinos livres de combates. As atividades serão realizadas no tatame e abertas a todos os judocas do Brasil.  A expectativa é que participem judocas das três escolas de formação da FAB (EPCAR, AFA e EEAR), do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e de atletas do Estado São Paulo.

“Estamos realizando estes eventos todos os anos e crescendo nos conhecimentos gerais do esporte. Os conhecimentos são difundidos dentro da FAB, principalmente nas escolas de formação, e os resultados são muito positivos. Este seminário, além de tudo, integra o judô da FAB com as outras entidades do Brasil, principalmente com a Federação Paulista”, destaca o Major Pavelec.

Retrospectiva - O ano de 2016 foi especial para o judô da Força Aérea Brasileira (FAB). Os alunos e cadetes da FAB venceram todos os campeonatos entre as escolas de formação das Forças Armadas tanto nas categorias por equipe quanto na individual geral.

As vitórias do Judô da FAB começaram na NAVAMAER, competição esportiva que envolve os cadetes das três Forças, no mês de Julho, quando os cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) sagraram-se bicampeões da competição.

Já no mês de setembro, foi a vez dos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) conquistarem a sua vitória na 48ª edição da NAE (Naval, Aeronáutica e Exército).

Logo após, foi a vez da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) levar o troféu de judô na XXI MAREXAER, competição esportiva entre os alunos das Escolas de Formação de Sargentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.