TREINAMENTO

FAB realiza treinamento de pilotos da Receita Federal

As instruções foram ministradas pelo Esquadrão do Grupo de Transporte Especial
Publicada em: 17/10/2016 07:00
Imprimir
Fonte: CELOG
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o treinamento da primeira turma de pilotos da Receita Federal do Brasil (RFB) no simulador do helicóptero EC-135, no período de 17 a 26 de setembro. As instruções foram elaboradas e ministradas pelo Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE), tendo sido personalizadas a pedido da Divisão de Operações Aéreas (DIOAR) da RFB, com inclusão de situações específicas das operações aéreas conduzidas pelo órgão.

A turma foi composta por um Oficial Instrutor de voo do 3° GTE e por quatro alunos, sendo três auditores fiscais e um analista tributário. Cada aluno realizou 12 horas de treinamento, sendo seis na função de Primeiro em Comando (PIC) e seis na função de Segundo em Comando (SIC).

Para o treinamento, foi utilizado um simulador de voo FSTD (Flight System Training Device) de categoria FAA nível 6, que reproduz o comportamento real da aeronave Airbus H 135 (VH 35 na FAB), incluindo simulação visual, sonora e de movimento (verticais e horizontais). A cada hora de treinamento, foram simuladas aproximadamente de 20 a 30 combinações diversas de situações de emergências, sendo a maior parte críticas.

"A partir desse treinamento, os servidores da Receita Federal do Brasil estão mais capacitados a enfrentar diversas situações e, com isso, ampliarão sua capacidade operacional em missões de fiscalização tributária e aduaneira, incluindo a vigilância e repressão ao contrabando e descaminho, combate ao tráfico de drogas, à contrafacção e à lavagem de dinheiro", afirma Paulo Cesar Beltrão Koenow, Auditor-Fiscal da Receita Federal.

Termo de Execução Descentralizada - A FAB, em parceria com a Secretaria da Receita Federal, assinou no dia 02 de junho deste ano, em Brasília, o Termo de Execução Descentralizada com a empresa Bond Trading Services, sediada na Inglaterra, para o treinamento de pilotos no simulador do helicóptero EC-135, operado pelas duas instituições. Com essa parceria, além da economia de custos, realizou-se um uma licitação unificada, simplificando assim os processos.