MISSÃO DE PAZ

Militares realizam etapa final de treinamento antes do embarque para o Haiti

As atividades estão sendo realizadas em Recife (PE)
Publicada em: 05/10/2016 14:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Por, Tenente Flávio Nishimori

Os militares do 25º Contingente Brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (25º Brabat) iniciaram, na segunda-feira (03/10), a etapa final de treinamentos antes do embarque para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). O efetivo, composto por 639 militares do Exército Brasileiro (EB), 181 da Marinha do Brasil (MB) e 30 da Força Aérea Brasileira (FAB), treina até o dia 21 de outubro em Recife (PE).

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil vai conduzir os exercícios básico e Avançado de Operações de Paz (EBOP e EAOP) na área de instrução do 4º Balatlhão de Polícia do Exército (4º BPE). Nessa fase, vão acontecer atividades com o emprego de tropas e circulação de viaturas militares em manobras, sob coordenação de militares do Exército Brasileiro. Serão envolvidos figurantes e cenários que darão ao exercício grau de realismo simulando incidentes que poderão ocorrer durante a missão no Haiti.

“Nesta etapa, os militares ficarão quatro semanas em regime de internato para simular a rotina a ser enfrentada no Haiti”, explica o comandante do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF), Major de Infantaria João Francisco da Silva Júnior. “Essa é uma fase decisiva, pois eles saberão se estão realmente aptos para a missão”, complementa o oficial.

Volta ao haiti

Após um ano sem participar da Missão de Paz no Haiti, militares de Infantaria da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (FAB) voltam a figurar no contingente de tropas brasileiras naquele país. Vinte e seis militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) embarcam para Porto Príncipe, capital haitiana, em novembro.

“Essa missão desperta muita motivação na tropa, pois é a oportunidade para os profissionais colocarem em prática o aprendizado adquirido ao longo da carreira”, ressalta o comandante do BINFAE-RF.

Os militares da FAB vão compor o 4º Pelotão da 2ª Companhia de Fuzileiros de Paz da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

“A princípio nossa atuação será em Porto Príncipe, mas poderemos ser empregados em outras localidades, como City Soleil”, explica o Comandante do Pelotão da Aeronáutica, Tenente de Infantaria Vinícius Duarte da Silva Fonseca.