COMANDO

Fortalecimento da educação a distância será um dos objetivos do novo Diretor de Ensino

Tenente-Brigadeiro Nôro substituiu o Tenente-Brigadeiro Bermudez à frente da organização responsável pelas seleções e aperfeiçoamentos na FAB
Publicada em: 05/09/2016 15:41
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

O Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro assumiu, na tarde desta segunda-feira (05/09), o cargo de Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica. Ele substitui o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que acumulava o cargo com o de Comandante-Geral do Pessoal.

Para o novo Diretor, os desafios do comando estão atrelados à reestruturação por que vai passar a Força Aérea Brasileira (FAB), já que haverá impactos na área de recursos humanos. Ele afirma que uma boa formação de militares começa com processos seletivos eficientes. "Nossas seleções precisam ter cada vez mais seriedade, abrangência e lisura", afirma o Tenente-Brigadeiro Nôro.

Um dos pontos principais a ser fortalecido no ensino da Aeronáutica, segundo o novo Diretor, é a educação a distância. A modalidade, além de ficar disponível ao aluno 24 horas por dia, é mais inclusiva, pois pode ser acessada por militares de qualquer parte do País, e evita gastos com transferências, deslocamentos e diárias. "Temos estudos muito avançados para o investimento no ensino a distância", afirma ele. O Diretor relembra que a FAB possui reconhecimento nessa área: neste ano, o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) recebeu, em São Paulo (SP), o Prêmio Learning & Performance Brasil devido às experiências em ensino a distância.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a importância da educação na construção do futuro da Força Aérea. Em seu discurso durante a solenidade de troca de comando, ele citou o pensador francês Jean Piaget, que diz que o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de ir além daquilo que já foi feito pelas gerações anteriores. Assim, é grande o desafio do novo Diretor, já que ele será o "responsável pela formação doutrinária e intelectual das pessoas que, de fato, darão vida ao nosso sonho de estarmos preparados para o futuro", diz o Comandante.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez, que agora se dedica exclusivamente ao Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), deu andamento, durante seu comando, a projetos importantes para a Força, como plano de modernização do ensino, o ingresso feminino na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que vai acontecer no início de 2017, e a ocupação das novas instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Em suas palavras de despedida do Departamento de Ensino da Aeronáutica, também falou sobre mudanças: "o futuro não é para onde estamos indo, mas algo que estamos construindo", disse.

Assista à entrevista com o novo Diretor-Geral de Ensino da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nôro: