DIA DA INDEPENDÊNCIA

Maior avião produzido no Brasil fará sobrevoo no DF no Dia da Independência

Esquadrilha da Fumaça também fará apresentação ao público no evento cívico
Publicada em: 05/09/2016 14:40
Imprimir
Fonte:
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

A aeronave KC-390 abrirá o desfile aéreo previsto para a cerimônia de celebração da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A solenidade começará às 9 horas da manhã da quarta-feira, dia 7 de setembro. Outras aeronaves da Força Aérea Brasileira também sobrevoarão o evento, entre eles os caças A-29 durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No solo, mais de 300 militares comporão a tropa da FAB no desfile.

Dos nove grupamentos que passarão na Esplanada, haverá um grupamento de aeronavegantes composto por 40 militares que exercem funções específicas nas aeronaves da FAB e uma tropa feminina com 60 militares profissionais de diversas áreas. Além disso, 120 cadetes representarão a Academia da Força Aérea (AFA). A Banda da Base Aérea de Brasília, o Grupamento de Especialistas - representando as unidades da FAB localizadas no DF - e a Companhia de Cerimonial Santos Dumont também participarão do evento.

Desfile Aéreo – No total, 23 aeronaves da FAB farão sobrevoos para o público presente. Além do KC-390, os caças F-5 e A-29, o C-97 Brasília, o U-35A Learjet e os helicópteros A-H2 Sabre e VH-34 Super Puma. Ao final do desfile, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação sobre a Esplanada dos Ministérios.

Veja outros desfiles da Independência pelo País que contarão com a participação dos militares da FAB:

Santos (SP) - A Base Aérea de Santos participará das comemorações do 7 de Setembro com desfile da tropa na cidade. Cerca de 76 militares estarão compondo o grupamento que representará a FAB na baixada santista. O desfile militar está programado para às 9h na Avenida Bartolomeu de Gusmão, orla da praia de Santos, entre os canais cinco e seis.

Fortaleza (CE) - A Base Aérea de Fortaleza participará do desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, às 9h, na Avenida Beira Mar com uma tropa formada por 340 militares, distribuídos em nove grupamentos.

Campo Grande (MS) - A Base Aérea de Campo Grande participa do desfile militar com todo o efetivo da BACG e unidades sediadas, entre elas: Banda de Música, Comandante da Tropa e Estado-Maior, Guarda-Bandeira e Bandeiras Históricas, Grupamento Armado, Grupamentos do Comando e Subcomando da BACG e dos Esquadrões Flecha, Onça, Pelicano e PARA-SAR. O desfile acontece na Rua 14 de Julho, no centro da cidade.

Recife (PE) – A Guarnição de Aeronáutica de Recife participará do desfile do 7 de setembro, que será realizado na Avenida Mascarenhas de Moraes. A Força Aérea Brasileira será o 6º grupamento a desfilar e contará com a Banda de Música da Base Aérea de Recife, o Batalhão de Infantaria Especial de Recife, a Prefeitura de Aeronáutica de Recife, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o Núcleo do Grupamento de Apoio de Recife, a Base Aérea do Recife e Esquadrões Carcará e Pastor.

Barbacena (MG) - A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) participará do desfile alusivo ao Dia da Independência na Avenida Governador Bias Fortes, em Barbacena (MG). A solenidade, que começará às 9h, será presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura e terá a presença de autoridades representativas da cidade. Mais de mil militares irão compor a tropa que representará a instituição no desfile, como grupamento do corpo de alunos, banda de música, grupamento formado por ex-alunos e um pelotão formado pelo efetivo da unidade. Haverá também a participação das crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP). Segundo a Polícia Militar, o tradicional desfile tem a expectativa de atrair um público de 5 a 9 mil pessoas da cidade de Barbacena e regiões vizinhas e, ao todo, 14 entidades participarão do evento.

Natal (RN) - A programação em comemoração ao Dia da Independência do Brasil na capital potiguar contará com desfile cívico-militar no dia 7 de setembro. Cerca de três mil pessoas, entre civis e militares, participarão do desfile para um público esperado de quase 20 mil pessoas.

Guarulhos e São Paulo (SP) - A Tropa da Base Aérea de São Paulo (BASP) desfilará em Guarulhos. A solenidade terá inicio às 8h30min, na Avenida Paulo Faccini. Já às 10h30mim a tropa da BASP participará do desfile no Sambódromo do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, Santana, São Paulo.

Guarantã do Norte (MT) - O efetivo do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) realizará o desfile de 7 de Setembro no município de Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso. O desfile está programado para ocorrer na Avenida Jatobá, no centro da cidade, com início às 11h30min (horário de Brasília). A tropa será composta por cerca de 75 militares, entre eles a Guarda Bandeira e um comboio de viaturas e motocicletas. Um pelotão realizará, no decorrer do desfile militar, evoluções de ordem unida.

Anápolis (GO) - No interior de Goiás, os militares da Base Aérea de Anápolis (BAAN) participarão do desfile de 7 de Setembro da cidade. A tropa será composta pelos Esquadrões Jaguar, que futuramente será equipado com os caças Gripen NG; Guardião, que opera a aeronave de reconhecimento R-99; o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea; além da Banda de Música, do Grupamento da Guarda Bandeira e do efetivo da BAAN.

Boa Vista (RR) - A Base Aérea de Boa Vista (BABV) participará do desfile que terá início às 8h (horário local), na Avenida Capitão Ene Garcez - Centro. A tropa será composta pelo grupamento feminino, grupamento de pilotos, grupamento armado e desarmado, banda de música e bandeiras históricas.