KC-390

FAB sedia 4° workshop de certificação da nova aeronave da Força Aérea

O objetivo é verificar a forma mais eficiente de alocação de recursos para a fase de testes da aeronave
Publicada em: 10/08/2016 08:00
Imprimir
Fonte: DCTA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), sedia até a próxima sexta-feira (12) o 4º Workshop de Certificação da Aeronave KC-390. O objetivo é checar as necessidades de apoio que as Forças Armadas Brasileiras irão prover à EMBRAER para a execução das futuras campanhas de Ensaios em Voo de Desenvolvimento e de Certificação do KC-390. O evento teve início nesta segunda-feira (08).

Durante o workshop são apresentados pela EMBRAER os resultados da Campanha de Congelamento Aerodinâmico do KC-390, finalizada em julho na Base Aérea de Campo Grande, e o planejamento inicial para os ensaios de Reabastecimento em Voo (REVO) que englobará missões de reabastecimento do próprio KC-390, de aeronaves de caça e de helicópteros. Também está sendo realizado o planejamento para teste da Suíte de Auto-Defesa (SPS), do Sistema Eletro-óptico e Infravermelho (EO/IR) e do sistema de lançamento automático de cargas (CHS).

O evento é coordenado pela Divisão de Projetos do DCTA e conta com representantes da EMBRAER e de diversas organizações militares da Força Aérea Brasileira, além de representantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

De acordo com o coordenador do evento, Major Engenheiro Fernando Benitez Leal, o workshop é fundamental para o uso eficiente e eficaz dos recursos do Governo. “O Governo Brasileiro irá fornecer aeronaves, tripulação treinada e logística associada para a realização de alguns ensaios específicos do KC-390. A realização do 4º Workshop de Certificação permitirá que o apoio solicitado pela EMBRAER esteja disponível nas quantidades e períodos adequados à realização dos ensaios”, destacou.

KC-390

Desenvolvido pela EMBRAER a partir das demandas operacionais e requisitos do Comando da Aeronáutica, a aeronave foi projetada com o objetivo de reunir a capacidade de atender inúmeras missões como, busca e salvamento, transporte, reabastecimento em voo, lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica, combate a incêndio florestas, entre outras.

A campanha de ensaios em voo do KC-390 está em fase de excução e a sua certificação está prevista para o segundo semestre de 2017, com a primeira entrega para a FAB programada para 2018.