SOCIAL

Alunos do Projeto Circuito Espacial conhecem unidade da FAB em Alcântara

O objetivo é despertar o interesse dos estudantes por áreas ligadas à ciência e tecnologia
Publicada em: 03/07/2016 08:00
Imprimir
Fonte: CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

alunos da rede estadual de ensino visitam o CLA | Sd Rodrigo- CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu na segunda-feira (27/06) 25 estudantes do terceiro ano da rede estadual de ensino como parte projeto Circuito Espacial nas Escolas. Essa foi a primeira visita das quatro que serão realizadas até o final de 2016, com os alunos selecionados com as melhores notas das escolas participantes do projeto.

No CLA, os alunos assistiram à palestra de apresentação da instituição, visitaram o Centro de Controle, onde ocorre a coordenação das operações de lançamento realizadas no CLA. Na sequência, puderam ainda realizar a visita pelas instalações do Setor de Preparação e Lançamento (SPL), Prédio de Segurança, Prédio de Depósito de Propulsores, o Prédio de Preparação de Propulsores, o Centro de Controle Avançado. Ainda no SPL, os alunos foram até à Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de preparação e lançamento do principal foguete de fabricação nacional, o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Os estudantes puderam conhecer de perto a logística da unidade estratégica da Força Aérea Brasileira responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no país e a carreira militar.

alunos da rede estadual de ensino visitam o CLA | Sd Rodrigo- CLA“Essa visita exalta o sentimento de patriotismo, pois é uma atividade que temos no nosso País e desconhecida por muitos. Brevemente gostaria de ver um satélite 100% brasileiro, produzido e lançado pelo Centro” disse Victor, aluno do Colégio Militar Tiradentes.

Projeto - O Circuito Espacial nas Escolas é uma parceria do CLA com o Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivo despertar o interesse dos estudantes por áreas ligadas à ciência e tecnologia.
Dividido em dois momentos possibilitará a professores e alunos a compreender os programas espaciais, conhecer a realidade do Centro de Lançamento de Alcântara. Até o final do ano, o Circuito Espacial percorrerá outras escolas da rede estadual e selecionará mais estudantes para visitar o espaço.