ÁGATA 11

No RS, militares treinam para realizar medidas de controle no solo

Atividade prevê abordagem e revista de aeronave interceptada após o pouso
Publicada em: 19/06/2016 08:00
Imprimir
Fonte: BINFAE-CO
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  BINFAE-COO Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO) realizou um treinamento de Medidas de Controle no Solo (MCS), visando o preparo da tropa que participa da Operação Ágata 11 como elo de defesa aérea. A atividade foi feita na manhã de terça-feira (14/06) na Base Aérea de Canoas (BACO).

As Medidas de Controle no Solo ocorrem quando uma aeronave é interceptada pela Força Aérea Brasileira e orientada a realizar um pouso obrigatório em um determinado aeródromo para averiguação de possíveis irregularidades. A partir de então, unidades de Infantaria desempenham ações de Polícia da Aeronáutica, realizando abordagem e revista da aeronave e de seus tripulantes e passageiros, a execução de prisão em flagrante delito e o isolamento do local para fins periciais.

  BINFAE-CO“O treinamento possibilita ao operador conhecer procedimentos e métodos de abordagem para a detenção em solo de aeronaves ilícitas, a fim de contribuir para a soberania do espaço aéreo brasileiro”, conclui o instrutor da atividade, Tenente de Infantaria Francesco.

No decorrer da Operação Ágata 11, que acontece numa extensão de fronteira equivalente a 16.886 quilômetros e às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o BINFAE-CO mantém dois grupos de combate prontos para atuar como operadores de MCS e como Força de Reação em Alerta.

A Ágata 11 também conta com a participação da Marinha e do Exército, além de agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar e profissionais de agências governamentais.

Veja como acontece esta e outras missões realizadas no Conexão FAB de maio:

imagens/original/29719/2.jpg
imagens/original/29719/3.jpg
imagens/original/29719/4.jpg
imagens/original/29719/5.jpg
imagens/original/29719/6.jpg
imagens/original/29719/índice.jpg