ANIVERSÁRIO

Solenidade na Base Aérea de Florianópolis marca dia da Aviação de Patrulha

Em 22 de maio ocorreu o “Batismo de Fogo”, quando a patrulha bombardeou o submarino italiano Barbarigo
Publicada em: 23/05/2016 08:50
Imprimir
Fonte: BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  A Força Aérea Brasileira celebrou no domingo (22/05) durante formatura militar na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) os 74 anos do Dia da Aviação de Patrulha. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. O dia 22 de maio de 1942 ficou marcado na história como o dia do “Batismo de Fogo” quando uma aeronave de patrulha, tripulada pelos Capitães Afonso Celso Parreiras Horta e Oswaldo Pamplona, bombardeou o submarino italiano Barbarigo. Leia aqui reportagem especial sobre esta aviação.

“O dia 22 de maio é muito importante para Força Aérea Brasileira, pois consagrou nossa missão de manter a soberania no Atlântico Sul já nos primeiros anos da então recém-criada Força Aérea. Hoje, a aviação de Patrulha é equipada com o P-95 modernizado, aeronave com sensores de última geração e de baixo custo operacional, e o P-3AM Orion, aeronave estratégica com grande autonomia e capacidade bélica embarcada”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Medalha Nero Moura  2S LamegoDurante o evento, foi feita um homenagem especial da Segunda Força Aérea e da Aviação de Patrulha ao Tenente Especialista em Armamento Paulo Antônio Guilardi - operador acústico operacional nas aeronaves P-16, P-95 e P-3AM. O militar foi um dos responsáveis por relembrar as doutrinas da missão antissubmarino recuperada pela Força Aérea com a chegada da aeronave P-3AM Orion. Foram homenageados ainda com a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, o Comandante do Esquadrão Phoenix (2°/7°GAV), Tenente-Coronel Pierre Gonçalves Bastos, e o Comandante do Esquadrão Netuno (3°/7°GAV), Tenente-Coronel Luiz dos Santos Alves.

O Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, patrulheiro da ativa mais antigo presente na solenidade, ressaltou a importância da aviação em sua carreira. “É muito emocionante retornar a Base Aérea de Florianópolis, local onde iniciei minha vida operacional na patrulha, e ver que os novos patrulheiros mantêm o legado de dedicação e busca constante de novos conhecimentos”, afirmou.

Conheça mais sobre a patrulha na reportagem especial sobre a Aviação de Patrulha.