FORMAÇÃO

Esquadrão Rumba treina futuros pilotos da FAB

Pela primeira vez o esquadrão conta com uma mulher como instrutora
Publicada em: 07/04/2016 12:30
Imprimir
Fonte: 1°/5°GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

  O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) iniciou, na segunda-feira (04/04), a atividade aérea do Curso de Especialização Operacional (CEO) com 61 Oficiais Aviadores formados na Academia da Força Aérea (AFA), que serão designados para as Aviações de Transporte, Patrulha e Reconhecimento.

No sexagésimo nono ano de sua criação, o 1º/5º GAV, que já especializou centenas de pilotos de combate da Força Aérea Brasileira, desponta pela inédita marca de ter o primeiro voo de instrução, no âmbito da Primeira Força Aérea (I FAE), realizado por uma tripulação totalmente feminina.

Na oportunidade, a Tenente Bruna Nascentes Teles, oriunda do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6° ETA), o Esquadrão Guará, e a Aspirante Vitória, primeira colocada da Turma KRATOS, deram início às atividades com o treinamento de abortivas no solo e exercícios de adaptação à aeronave.

“Você sente aquela responsabilidade por ser a primeira instrução, mas não vejo diferenças em ser mulher ou ser homem porque todos fazem o curso de padronização dos instrutores e estão aptos a realizar a instrução. Fico feliz por fazer parte dessa equipe que está ajudando a formar mais pilotos para a atividade aérea”, revela a Tenente Bruna.

CEO - O Curso de Especialização tem duração de nove meses e consiste de três fases: Básica, Intermediária e Avançada. Na primeira, os estagiários do CEO aprendem a operar a aeronave C-95 Bandeirante, realizando missões de adaptação diurna e noturna, voo por instrumentos, navegação, voo de formatura e navegação a baixa altura.

Nas fases intermediária e avançada, os estagiários realizam missões de treinamento específicas das aviações e, ao final do CEO, estão capacitados a compor equipagens operacionais, prontos para seguir carreira nas diversas Unidades Aéreas da FAB.

Saiba mais sobre a carreira de piloto militar.