ORDEM DO DIA

Dia do Especialista de Aeronáutica

Publicada em: 21/03/2016 06:23
Imprimir
Fonte: COMGAP

O QUE FAZ UM AVIÃO VOAR?

Se perguntarmos ao leigo, certamente ele dirá que é o piloto, utilizando suas habilidades para erguer a máquina do solo, conduzi-la pelos ares e retorná-la ao chão.

Um físico nos responderia que é a sustentação, força causada pela passagem do ar sob as asas e que empurra a aeronave para cima, fazendo-a planar tal qual um pássaro entre as nuvens.

Para o Comando-Geral de Apoio, são as senhoras e os senhores Especialistas de Aeronáutica que, em distintas funções, nos possibilitam realizar o sonho de Ícaro.

Esses profissionais de ponta atuam em diversas frentes que, juntas, suportam a atividade-fim de nossa Força. Podemos citar, de maneira breve, alguns de seus papéis, dentre outros:

Os técnicos em Mecânica de Aeronaves; Estrutura e Pintura; Equipamento de Voo; Metalurgia; Eletrônica; Eletricidade e Instrumento; e todos os demais que dão apoio nos hangares e Parques de Material conservam os meios aéreos em condições de viabilizar voos seguros e eficazes.

Para manter o alto nível de disponibilidade de nossa frota, os Especialistas em Suprimento trabalham com enorme afinco, debruçados diante dos números e índices fundamentais ao planejamento logístico.

O pessoal administrativo fornece apoio na área de recursos humanos, finanças, legislação, materiais, entre outros necessários à gestão eficiente da Força.

O militar de Fotointeligência levanta, processa e interpreta dados fundamentais fornecidos por meio dos modernos sensores de Reconhecimento Aéreo.

Meteorologia, Cartografia e Informações Aeronáuticas são imprescindíveis para o apoio às tripulações no cumprimento das diversas missões operacionais.
Os técnicos de Eletricidade, Eletromecânica e Obras cuidam das nossas viaturas, edificações e aeródromos.

Os Especialistas em Informática também impulsionam nossas asas, ao gerenciar os sistemas de informação, redes, servidores, softwares e hardwares, indispensáveis em todas as áreas de nossa Instituição.

O profissional de Comunicações opera, no solo ou em voo, sistemas e equipamentos de transmissão e recepção de dados e voz.

Sabre de nossa Força, os Especialistas em Material Bélico atuam na manutenção para emprego dos armamentos e sistemas aéreos e terrestres.

As equipes de Saúde cuidam do bem-estar de nosso efetivo e de seus familiares. Os operadores da Guarda e Segurança se empenham na proteção e defesa das instalações, bem como nas ações contraincêndios, adestramento físico e doutrina militar. Os músicos, que tanto abrilhantam formaturas e desfiles, também contribuem para formação de valores do nosso efetivo.

O especialista em Desenho é encarregado de projetos, construção e instalações de arquitetura que compõe o serviço de infraestrutura e de engenharia nas diversas organizações.

Os controladores de tráfego aéreo, pilares no serviço diuturno de monitorar voos civis e militares, atuam para coordenar a complexa circulação de aeronaves e são um dos elementos essenciais do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro.

Enfim, todas as carreiras que compõem o quadro de Especialistas contribuem, em suas respectivas áreas de atuação, para que nossos vetores estejam sempre prontos para que o Comando da Aeronáutica possa cumprir a sua missão constitucional que é: “Manter a Soberania do Espaço Aéreo Nacional, com vistas à Defesa da Pátria”.

É a esses homens e mulheres que o dia 25 de março é dedicado, como forma de reconhecer um trabalho que, assim como a sustentação, é invisível, mas forte o suficiente para fazer voar nossa Força Aérea e realizar grandes feitos na paz ou na guerra.

Parabéns, Especialistas! Que Deus os abençoe e honre sua dedicação à Pátria!

Tenente-Brigadeiro do Ar DIRCEU TONDOLO NÔRO
Comandante-Geral de Apoio