75 ANOS

Cerimônias em São Paulo e Brasília marcam o aniversário de criação da Aeronáutica

Instituição celebrou os 75 anos de ativação do então Ministério da Aeronáutica
Publicada em: 21/01/2016 16:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea/ MD/ IV COMAR / BABR

  O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado na zona norte da capital paulista, realizou na quarta-feira (20/01) uma atividade aberta à população para comemorar o aniversário de 75 anos de criação da Aeronáutica. O evento que reuniu 2,5 mil pessoas, contou com desfile militar, exposição estática de aeronaves, fardamentos, equipamentos e itens históricos de militaria. Segundo o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), foi uma oportunidade para relembrar o passado e celebrar os projetos futuros da Força Aérea Brasileira, junto da sociedade que tanto apoia a Aeronáutica.

Participaram do desfile militar grupamentos das organizações da FAB em São Paulo e Guarulhos, militares da reserva da Aeronáutica e jipes do IV COMAR e do Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo, que levavam pessoas trajando uniformes da época da Segunda Guerra Mundial. Além disso, estiveram presentes pessoas que marcaram a história da Força, como o Major-Brigadeiro Orestes Miranda, cadete da primeira turma da Escola de Aeronáutica; o Suboficial Antranik Cassapian, que completou 60 anos de serviço ininterruptos; e o Tenente-Coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro.

O IV COMAR também promoveu a exposição comemorativa "75 anos em 75 imagens", que retrata a trajetoria da FAB em 75 imagens marcantes. A exposição será itinerante e, durante este ano, deverá passar por casas legislativas e espaços de exposição em São Paulo.

Organizações de Brasília também comemoraram a data -  Na capital federal, a data foi comemorada em uma formatura com o efetivo da Base Aérea de Brasília (BABR) e do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). Segundo o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, o momento deve ser de agradecimento àqueles que, no passado, ajudaram a construir a Força Aérea. "Ao refletirmos sobre a importância desta data, não podemos nos focar apenas na simples contagem da passagem do tempo. Devemos sim, percebê-la em toda a sua totalidade, prestando especial preito aos comandantes e líderes do passado, os quais forjaram com maestria, no calor da batalha, a nossa tão querida FAB", disse ele.

Ministro da Defesa recebe comenda da Somaero - Como parte das comemorações dos 75 anos, a Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica em São Paulo (Somaero) concedeu ao Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, a comenda Ordem do Mérito Somaero, grau Grande Oficial. Segundo o ministro, a FAB “recebeu o seu batismo exatamente nos céus da Europa, oferecendo o sangue e a vida de jovens brasileiros” para que a humanidade pudesse viver sob o signo da independência das nações, da liberdade e da democracia. Na solenidade de entrega, estavam presentes o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (COMAR IV), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Saiba mais sobre a comenda clicando aqui.