OPERACIONAL

H-36 Caracal é empregado em treinamento com militares do Exército

Exercício foi realizado em Marabá, no Pará
Publicada em: 04/12/2015 08:00
Imprimir
Fonte: 1º/8º GAV

Imagine um território hostil naMilitares do EB saltando de helicóptero da FAB  EB Amazônia brasileira com militares saltando do helicóptero em movimento em pleno rio Tocantins a uma altura de três metros. Esse foi o treinamento de 11 militares do Exército Brasileiro com o helicóptero H-36 Caracal do Esquadrão Falcão (1°/8° GAV), sediado em Belém (PA). O objetivo do exercício, realizado 27 de novembro, foi treinar a infiltração de tropa em regiões de difícil acesso tomadas por algum inimigo.

O método de abandono da aeronave aplicado pelos militares é denominado Hello Casting e também pode ser utilizado para uma abordagem mais ágil de resgate de vítima.

O Sargento Manoel Costa Soares, do Esquadrão Falcão, foi o instrutor do exercício.
Militar do EB saltando de helicóptero da FAB  EBSegundo ele, é necessário ter um bom condicionamento físico e muito preparo técnico antes de realizar o treinamento. “É preciso estar capacitado para flutuar e nadar até a margem transportando seu armamento e equipamento”, explica.

Competição – O treinamento também foi uma preparação para os militares do Exército Brasileiro (EB), que participam de uma competição internacional de Patrulha em Manaus (AM) nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.