OPERACIONAL

FAB forma mais de cem pilotos de combate na próxima semana

Unidade que coordena especialização nas aviações de caça, patrulha, transporte e asas rotativas completou 10 anos
Publicada em: 06/12/2015 08:00
Imprimir
Fonte: I FAE

  Arquivo Cecomsaer/Cabo FeitosaA Força Aérea Brasileira (FAB) forma na próxima quinta-feira (10/12) mais de cem pilotos de combate. Ao longo de oito meses, os militares foram especializados nas aviações de caça, transporte, patrulha e asas rotativas (helicóptero) e seguem para unidades aéreas em todo o Brasil para atender às necessidades operacionais. A próxima edição do curso está prevista para iniciar em janeiro de 2016.

A formação é conduzida pela Primeira Força Aérea (I FAE), unidade sediada em Natal (RN) que tem o objetivo de concentrar a especialização operacional dos pilotos da FAB. Os cursos são realizados nos Esquadrões Joker (2º/5º GAV), Gavião (1º/11º GAV) e Rumba (1º/5º GAV). Esta fase representa o primeiro passo dos aviadores recém-saídos da Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga (SP).   Arquivo Cecomsaer/Cabo Feitosa

Ao longo de dez anos, completados em 16 de novembro, a I FAE já especializou mais de 800 oficiais aviadores. A programação para celebrar a data incluiu uma campanha solidária que arrecadou 500 kg de alimentos, além de material de higiene pessoal e roupas. O material foi doado para duas instituições de caridade do município de Parnamirim (RN).

  Os militares da I FAE e do Grupo de Instrução Tática Especializada (GITE) que se destacaram em 2015 também receberam homenagens. Os Sargentos Raphael Moreira Torres e Alice Oliveira de Souza foram agraciados com o título de Graduado-Padrão e os Soldados Janilton Henrique Silva dos Santos e Rafael Maciel da Rocha Praça-Padrão.

Foram ainda entregues medalhas militares por tempo de serviço, menções Destaque Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas e Destaque logístico do Comando-Geral de Apoio a militares de ambas as organizações.

Grupo de Instrução Tática Especializada – A unidade, também subordinada à I FAE, completou 32 anos em novembro. A organização militar é responsável pela realização de cursos de especialização militar do interesse do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR).

No primeiro trimestre do ano, a unidade realiza o Curso de Tática Aérea para os aspira  S2 Canariontes recém-chegados da Academia da Força Aérea (AFA), bem como diversos cursos, como guerra eletrônica, defesa antiaérea, enlace em dados táticos, entre outros.

Velhas Águias – A I FAE realizou também o II encontro das “Velhas Águias” da Guarnição de Aeronáutica de Natal. O evento contou com participação de oficiais da reserva da FAB e teve início com a palestra do Coronel R1 Aparecido Camazano Alamino, sobre os extintos Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque.

Assista no vídeo abaixo como é a rotina de formação dos futuros pilotos de caça: