ENSINO

Filósofo realiza palestra na Academia da Força Aérea

Professor Mário Sérgio Cortella refletiu com cadetes o tema dignidade
Publicada em: 10/11/2015 07:04
Imprimir
Fonte: AFA

Aproximadamente 1.200 pessoas estiveram presentesEncerrando o ciclo de palestras do Programa de Formação de Valores, o Filósofo e Professor Mário Sérgio Cortella esteve na Academia da Força Aérea (AFA) na quarta-feira (04/11) realizando uma palestra sobre o tema “Dignidade”. Cadetes, militares do efetivo da AFA e convidados da cidade de Pirassununga (SP) e região compuseram uma plateia de mais de 1200 pessoas. Eles ouviram as reflexões do filósofo e professor, que defendeu ao longo de sua palestra que a dignidade é composta pela integridade e pela humildade. Com bom humor, o público refletiu sobre a importância de não viver uma vida “banal, superficial e fútil”, nas palavras do Professor Cortella.

Para o filósofo, esta foi uma oportunidade interessante: “Nesta palestra tive a possibilidade de refletir sobre a nossa capacidade de não desperdiçar a nossa existência”, afirma.

Essa é a terceira vez que Cortella esteve na AFA, que também realizou palestras nos anos de 2013 e 2014. Segundo o Capitão Aviador Tiago Gomes Sales o convite reflete uma proximidade nos ensinamentos com o que é trabalhado na AFA: “Nós utilizamos os vídeos do professor, tanto com os cadetes quanto com os militares que trabalharão no Corpo de Cadetes”, ressalta.

O dinamismo e profundidade com que o tema é abordado também foi um ponto levantado “O professor Cortella é muito estudioso, é uma palestra sempre dinâmica”, complementa o militar.Prof. Cortella recebe homenagens dos Cadetes

Para o Cadete Aviador Murillo Szavaticsek, a palestra trouxe uma reflexão sobre um novo sentido da palavra dignidade. 

“Dignidade está em enxergar o coração. Não se deve acomodar na criação de motivos e maneiras para se viver em paz. Só assim a vida, que é efêmera e mágica, pode sorrir com amor”.

O Programa de Formação de Valores foi instituído no ano de 2009 e constitui um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores da AFA. Ele visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da instituição e da vida militar.