ITA

Comissão de Alto Nível divulga lista tríplice dos candidatos à Reitoria do ITA

Nomes foram encaminhados ao Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
Publicada em: 28/10/2015 11:00
Imprimir
Fonte: ITA/DCTA

A Comissão de Alto   Nível designada para a escolha da lista tríplice dos candidatos a Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), encerrou seus trabalhos na segunda-feira (26/10) e encaminhou o resultado ao Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva.

As inscrições abertas
em junho deste ano foram aceitas pela Comissão até o dia 01 de setembro de 2015, que buscou analisar criteriosamente os requisitos impostos em edital e identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identificassem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o ITA.

Em uma das etapas foram selecionados cinco candidatos a Reitoria do Instituto, que nos dias 22 e 23 de outubro realizaram as apresentações públicas de suas propostas de gestão e foram entrevistados pela Comissão. Esta etapa determinou a escolha da lista tríplice.

O presidente da Comissão, Dr. Carlos Americo Pacheco, salientou que todos realizaram excelentes exposições, bem como esclareceram de forma clara e objetiva seus pontos de vista nas entrevistas, demonstrando conhecimento do ITA e de seus problemas, alinhamento com os objetivos da escola e com as principais diretrizes estratégicas que regem o Instituto.

"É consensual na Comissão que todos os candidatos reúnam condições para bem desempenhar as funções de Reitor, seja pelas suas credenciais acadêmicas, seja pela experiência demonstrada ao longo de suas vidas profissionais, bem como pelo comprometimento com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional do ITA e os interesses do COMAER", ressalta.

Foram selecionados os seguintes candidatos, relacionados em ordem alfabética: Anderson Ribeiro Correia, João Luiz Filgueiras Azevedo e Ricardo Magnus Osório Galvão.

Na próxima fase, o Diretor-geral do DCTA encaminha a lista ao Comandante da Aeronáutica para decisão final. Após a escolha, o Ministro da Defesa (MD) nomeará o futuro Reitor.
A expectativa é que a posse se realize ainda este ano. Outras informações sobre o processo podem ser encontradas no endereço: www.ita.br/comissaoaltonivel2015

Currículo dos indicados

Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes pela University of Calgary (2004). Atualmente é Pró-reitor de Extensão e Cooperação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Editor Associado da Revista Transportes. Membro de comitês do Transportation Research Board - USA. Membro do Conselho Deliberativo da ANPET. Membro do Conselho de Administração da CTCEA (Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo). Trabalhou na McLane Logistics do Brasil, como Gerente de Operações. Foi Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo. É Bolsista de Produtividade 1C do CNPq.

Prof. Dr. João Luiz Filgueiras de Azevedo possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1981), mestrado (1983) e doutorado em Aeronautics and Astronautics Engineering (1988) pela Stanford University. Atualmente é Pesquisador Titular (A-III) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e Prof
essor Colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Foi diretor da Diretoria de Transporte Espacial e Licenciamento (DTEL) da Agência Espacial Brasileira (2004-2008) e Vice-Diretor Técnico da Alcantara Cyclone Space (2008-09). É Fellow da AIAA - American Institute of Aeronautics and Astronautics. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Aerodinâmica e Aeroelasticidade, atuando principalmente nos seguintes temas: aerodinâmica computacional, aerodinâmica não estacionária, aeroelasticidade computacional, CFD, malhas não estruturadas, métodos de alta ordem, diferenças finitas e volumes finitosÉ Bolsista de Produtividade 1A do CNPq.

Prof. Dr. Ricardo Magnus Osorio Galva é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (1976) e é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, Fellow do Institute of Physics, Presidente da Sociedade Brasileira de Física, membro do Conselho da Sociedade Européia de Física e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi Professor da Unicamp entre 1971 e 1982 e da Universidade de São Paulo desde 1983. Paralelamente, atuou também como pesquisador do Instituto de Estudos Avançados do Centro Técnico Aeroespacial de 1982 a 1986. Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) entre 2004 e 2011. Atualmente, Ricardo Galvão é chefe do Laboratório de Física de Plasmas da USP. É Bolsista de Produtividade 1A do CNPq.