AÇÃO SOCIAL

Profissionais de saúde da FAB atendem comunidade do DF

São esperadas entre 4 e 5 mil pessoas na ação social no Sol Nascente neste fim de semana (12 e 13/09)
Publicada em: 10/09/2015 13:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Arquivo CECOMSAERA Força Aérea Brasileira (FAB) vai levar mais de 40 médicos e dentistas para atender a população do Condomínio Sol Nascente, comunidade localizada em Ceilândia, distante cerca de 60 km de Brasília (DF). A Ação Cívico-Social será realizada neste fim de semana (12 e 13/09) na Escola Classe 66 durante o 1º Mutirão da Cidadania. No sábado, o atendimento inicia às 8h30 e se estende até 17h. No domingo, o horário é entre 8h30 e 13h. A expectativa dos organizadores é que entre 4 e 5 mil pessoas participem da ação durante os dois dias.

A ação, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania Governo do Distrito Federal, prevê levar serviços de 31 órgãos públicos nos dois dias para a comunidade  considerada uma das mais carentes do Distrito Federal. A população terá acesso facilitado para confecção de documento de identidade, defensoria pública, defesa do consumidor, entre outros serviços públicos.

“Muitos não têm sequer o dinheiro para a passagem de ônibus”, explica o coordenador do mutirão, José Vieira Alves. De acordo com o Subsecretário de Proteção às Vítimas de Violência do GDF, o bairro ainda não dispõe de posto de saúde. O mais próximo fica a 20km, no centro de Ceilândia.

Os médicos da FAB que prestarão atendimento são das especialidades de pediatria, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, além de clínica médica. De acordo com o chefe do Serviço Regional de Saúde (SERSA-6) e coordenador da participação da FAB na ação, Major Médico Fábio Amadeo, a seleção das especialidades foi feita de acordo com necessidades identificadas na localidade.

O major, que tem 20 anos de serviço ativo militar, já participou de missões de atendimento de saúde à população em desastres naturais como no terremoto do Haiti e na região serra  Arquivo CECOMSAERna do Rio de Janeiro. “Se a gente tem como ajudar, estamos aqui para isso. É o papel da saúde. Temos que estar junto do cidadão”, afirma.

Dentistas e palestras - Uma unidade móvel de atendimento da Odontoclínica de Aeronáutica de Brasília (OABR) estará no local. Mais de 50 profissionais de saúde bucal vão se revezar no atendimento de crianças e adultos. Estão previstas palestras sobre higiene a cada 30 minutos. Um escovódromo será instalado no local para orientar a forma correta de escovação. Na clínica de prevenção será feita aplicação de flúor.

Também serão realizadas palestras de saúde, motivacionais e formas de ingresso na Aeronáutica, além de atividades para crianças. 

Para o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, o GDF sabe da importância de uma missão cívico-social. “Além de proporcionar atendimento médico e odontológico, palestras e trabalhos lúdicos junto às crianças, é uma oportunidade de nossos militares, muitos ainda jovens, desenvolverem espírito cívico e exercer a cidadania”, avalia.

Sol Nascente – Local ocupado irregularmente desde a década de 90, a comunidade Sol Nascente é apontada como a maior favela do Distrito Federal e a segunda maior do País. Pelo censo 2010 do IBGE, a região abriga mais de 56 mil moradores.

Serviço:
Ação Cívico-Social da FAB na Condomínio Sol Nascente (Ceilândia)
Local: Escola Classe 66
Horários: Sábado – 8h30 às 17h /Domingo – 8h30 às 13h