COOPERAÇÃO

Reunião entre Forças Aéreas Brasileira e do Chile renova programa por mais dois anos

Objetivo é a troca de experiências operacionais e técnico-profissionais
Publicada em: 17/08/2015 14:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Assinatura da ata da reunião entre FAB e FACH  A 17ª Reunião de Conversações entre as Forças Aéreas Brasileira e do Chile revisou o Programa de Atividades Bilaterais de 2015 e decidiu as ações para os próximos dois anos. O encontro foi realizado nos dias 11 e 12 de agosto em Santiago.

O programa visa o compartilhamento de experiências operacionais e conhecimentos técnico-profissionais entre ambas as instituições.

O Chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea do Chile, General de Aviación Lorenzo Villalón Del Fierro, e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, constataram o cumprimento das atividades acordadas e ressaltaram como acordos dessa natureza fortalecem os vínculos de amizade e fraternidade.

Reunião entre FAB e Força Aérea do Chile  Entre as atividades em andamento estão o intercâmbio de instrutores nas escolas de formação de oficiais dos dois países: Escola de Aviação Capitão Ávalos Prado, do Chile, e na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Pilotos chilenos utilizam o simulador de voo da aeronave F-5 na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, para treinar situações de emergência. Já os pilotos militares brasileiros da aviação de transporte treinam sobrevivência na neve e operação da aeronave C-130 na Antártida com apoio do Chile.

Além disso, os chilenos participam de diversos cursos ministrados pela FAB, principalmente na área de prevenção de acidentes aeronáuticos.

Próximas ações -  Para 2016 e 2017,  além de manter as atividades atuais, serão acrescentados intercâmbios relacionados à aeronave A-29 Super Tucano e à defesa antiaérea. Trocas de experiências nas áreas de inteligência e espacial também estão previstas. A
próxima reunião entre os estados-maiores está prevista para 2017 e deve ser realizada no Brasil.