TALENTO

Sargento da FAB é selecionado para concurso de música da Fundação Padre Anchieta

Militar é um dos 24 músicos selecionados em concurso nacional para jovens solistas de orquestra
Publicada em: 06/08/2015 14:26
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

  2 TEN MELISSAO Sargento músico Samuel Junior é um dos 24 selecionados para participar da primeira eliminatória do “Prelúdio 2015”, programa da TV Cultura do Estado de São Paulo para jovens solistas de orquestra. O militar pertence ao efetivo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba (PR). A etapa presencial acontecerá nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/08), no Theatro São Pedro, na capital paulista.

O militar da Força Aérea Brasileira (FAB) foi selecionado entre milhares de candidatos em um concurso nacional. O programa “Prelúdio 2015” é organizado pela Fundação Padre Anchieta e pela TV Cultura e tem com o objetivo proporcionar oportunidades a talentos da música clássica do Brasil. A direção artística do programa é do Maestro Júlio Medaglia.

“Como músico, é uma realização muito grande, pois é um reconhecimento de todo um trabalho feito desde muito cedo. Estou muito feliz com esse acontecimento e espero que traga muitos frutos bons para a especialidade de música na Força Aérea Brasileira”, afirma o sargento.

Os candidatos se apresentarão com orquestra em seis eliminatórias, duas semifinais e uma final. As provas ocorrerão entre os meses de agosto e dezembro de 2015. O vencedor de todas as etapas ganhará uma bolsa de estudos de um ano na Academia Franz Liszt, em Budapeste, oferecida pela Embaixada da Hungria. Além disso, fará um concerto especial como solista.  CB FELICIANO

Atualmente, o militar é acadêmico do 4º ano do curso de Bacharelado em Clarineta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR). O músico participa como convidado de diversas Orquestras no Paraná e Santa Catarina. No mês de julho, o militar ministrou aulas como Professor convidado, no “XXVI Festival de Música de Cascavel”.

História

A música esteve presente na vida do Sargento Samuel desde a infância. Iniciou os estudos de música aos sete anos, com seu pai, músico da Banda Militar do Exército Brasileiro. Ingressou em seguida no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.

Foi clarinetista da Orquestra à Base de Sopros de Curitiba, onde atuou com músicos como Waltel Branco, Léa Freire e Roberto Sion; também compôs a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (RS); atualmente é convidado para Concertos com a Camerata Florianópolis e com a Orquestra Filarmonia (SC).

Integra o “Trio Sonare”, composto por clarineta, flauta e piano, para pesquisar e difundir o trabalho camerístico (música de câmara). Recentemente obteve aprovação para compor o elenco da “Opera Orchestra Curytiba”.

 

Trabalho social - A  Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) oferece aulas de música gratuita às crianças que participam do Programa Forças no Esporte em Guaratinguetá (SP). Veja abaixo o depoimento do voluntário e professor do projeto Sargento Jediael Pereira da Silva:



Saiba mais sobre a carreira e a formação da especialidade de música, curso oferecido pela Escola de Especialistas de Aeronáutica
: