OPERACIONAL

Brasil e Colômbia iniciam a operação COLBRA IV

Foco da operação é o treinamento contra voos irregulares
Publicada em: 14/07/2015 16:37
Imprimir
Fonte: VII COMAR

  As Forças Aéreas Brasileira (FAB) e Colombiana (FAC) iniciaram, na última segunda-feira (13/07), a Operação COLBRA IV. Até a próxima sexta-feira (17/7), militares dos dois países vão treinar a proteção do espaço aéreo contra o tráfego irregular de aeronaves. O exercício operacional acontece a partir das cidades de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e Letícia, na Colômbia.

O treinamento envolve ações semelhantes dos dois lados da fronteira. No caso do Brasil, uma aeronave proveniente da Colômbia ingressa no espaço aéreo brasileiro, simulando ser um voo irregular. Cabe à FAB detectar a aeronave e coordenar a interceptação por caças A-29 Super Tucano e o pouso obrigatório da aeronave invasora na pista do Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG).

Do outro lado da fronteira, um avião brasileiro irá ingressar no espaço aéreo colombiano e passará pelos mesmos procedimentos de interceptação e pouso obrigatório. Haverá ainda o incremento de medidas de confiança mútua entre as duas forças aéreas e o treinamento de procedimentos de coordenação para ações de defesa aérea.

Para o Comandante do Grupo Aéreo do Amazonas da Força Aérea da Colômbia, Coronel Jairo Hernando Orjuela Arelavo, a Operação tem papel importante no combate ao narcotráfico. “O benefício da COLBRA IV é ser um exercício operacional bastante importante para a Força Aérea Colombiana, visto que, primeiro, nos deixa muito bem treinados nesse tipo de exercício contra o narcotráfico e segundo porque neste tipo de exercício adquirimos uma grande experiência, como a da Força Aérea Brasileira, em exercícios internacionais”, disse.