REDES SOCIAIS

Flickr da FAB atinge 15 milhões de visualizações

Conheça as cinco melhores fotos do Flickr e os contextos em que elas foram tiradas
Publicada em: 01/06/2015 14:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Flickr da Força Aérea Brasileira (FAB) atingiu a marca de 15 milhões de visualizações na última sexta-feira (29/05). Criado em julho de 2010, o perfil da FAB na rede social possui aproximadamente 400 álbuns temáticos e 7.300 fotos que contam um pouco da história e missões da instituição.

Segundo o Chefe da Seção Foto do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Tenente Enilton Kirchhof, as atualizações do Flickr são diárias e buscam apresentar todas as facetas da FAB, não apenas fotografias de aviação. “Recentemente, mudamos nossa licença, que era copyright, para creative commons. A partir de agora, todos os interessados podem baixar nossas fotos direto do Flickr, em alta resolução, e fazer uso e compartilhamentos, desde que não seja para fins comerciais”, explica.

Um dos fotógrafos da FAB, Sargento Bruno Batista, destaca a oportunidade de acompanhar as missões da Aeronáutica como um dos elementos importantes para conseguir a fotografia perfeita. “Além de conhecer conceitos técnicos de luz, enquadramento, composição e ter visão jornalística, nós temos oportunidade de estar em determinados locais que outros fotógrafos não têm”, analisa.

Top 5 do Flickr

Os fotógrafos responsáveis por alimentar o Flickr da FAB selecionaram aquelas que são, na opinião deles, as cinco melhores fotos já postadas desde que a rede social foi criada. Veja abaixo e conheça um pouco sobre como, onde e por quem elas foram tiradas.

Resgate no Espírito Santo – Sargento Bruno Batista: Em dezembro de 2013, durante o período de festas, a FAB foi acionada para apoiar a retirada de moradores de regiões de risco de alagamento, em diversas cidades no Espírito Santo. Na foto, que foi capa de dois jornais de Vitória, o helicóptero H-34 Super Puma presta apoio a uma família.

Aeronave A1 ao pôr do sol – Tenente Enilton Kirchhof: A fotografia foi tirada durante a operação Cruzex, em 2013, na cidade de Natal (RN). Em março de 2014, ela foi capa da revista britânica Flight International, a mais antiga publicação ligada à indústria de aviação no mundo.

Silhueta A-29 Super Tucano – Sargento Johnson Barros: Durante a missão Ágata, em 2013, na cidade de Maringá (PR), a foto representa o fim da jornada de trabalho dos pilotos. Em uma seleção feita pelo Flickr em 2014, a foto ficou entre as 25 melhores postadas na rede social naquele ano.

Piloto de F-5 Tiger – Cabo Vinícius Santos: Captada durante a operação Ágata, em Canoas (RS), a foto – que foi capa do site Uol Notícias – traz um dos pilotos que atuou no exercício real de controle de fronteiras a bordo de uma aeronave de caça F-5.

Exercício C-SAR - Sargento Paulo Rezende: Imagem captou a extensa atividade aérea do exercício C-SAR (sigla do inglês que se refere à Busca e Salvamento em Combate), em 2014, na Base Aérea de Campo Grande. Na foto, a aeronave C-105 Amazonas e os helicópteros AH-2 Sabre e H-36 Caracal.