GESTÃO

Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas promove seminário sobre Gestão Orçamentária

Evento acontece em Brasília com a participação de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
Publicada em: 29/04/2015 11:20
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

  Tereza Sobreira / Ministério da DefesaCom o objetivo de divulgar as melhores práticas de gestão e aprimorar os profissionais da área, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com apoio da Escola de Administração Fazendária (ESAF), iniciou, na última terça-feira (28/04), o 1º Seminário de Gestão Orçamentária. O Chefe do EMCFA, General-de-Exército José Carlos De Nardi, afirmou que o evento vai ao encontro das ações de interoperabilidade e é pertinente ao momento atual da economia brasileira. O seminário acontece até esta quarta-feira (29/04), no auditório da ESAF, em Brasília (DF).

Durante a abertura, o General De Nardi falou sobre a importância do debate e planejamento “no trato da coisa pública”. “A temática será de grande valia para o aprimoramento do uso dos recursos públicos”, disse. Além disso, citou alguns dos tópicos que serão explorados nos dois dias: transparência, controle externo e gestão administrativa, por exemplo. E lembrou, ainda, que haverá palestra sobre avaliação e monitoramento dos projetos de defesa.

O Diretor-Geral Adjunto da ESAF, Carlos Henrique de Azevedo Moreira, afirmou que a instituição completa 40 anos em 2015 e ele tem, em sua trajetória, mais de uma década lidando com o assunto. Segundo Moreira, isso permitiu entender a relevância de se discutir gestão orçamentária.

Na programação constam exposições sobre Lei de Acesso à Informação, planejamento orçamentário de Defesa, perfil constitucional do Sistema de Controle Interno, gestão orçamentária nos grandes eventos e responsabilização dos agentes públicos e privados perante os tribunais, entre outros.