ESPORTE

Militares da FAB recebem Medalha do Mérito Desportivo Militar

Atletas, ex-atletas e incentivadores do esporte foram homenageados durante cerimônia em Brasília
Publicada em: 27/02/2015 14:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Cabo V. Santos/CecomsaerO Ministério da Defesa homenageou nesta sexta-feira (27/02) 136 civis e militares que contribuíram para o desporto militar do Brasil e, também, que se destacaram em competições desportivas nacionais e internacionais. Ao todo, 28 militares da Força Aérea Brasileira receberam a Medalha Mérito Desportivo Militar durante cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa Jaques Wagner, realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília.

Entre os homenageados, está a Sargento Juliana Paula de Souza, que já representou o Brasil no Mundial de Maratonas da Grécia. “Eu me descobri atleta durante minha formação na Escola de Especialistas de Aeronáutica e tenho muito orgulho de ter sido escolhida para representar a FAB e o Brasil em competições de alto rendimento. Receber essa medalha é o reconhecimento e um grande combustível para eu continuar”, revela. Os familiares da Sargento Juliana acompanharam o evento. Emocionado, o pai da militar afirmou ter orgulho da dedicação da filha.  Cabo V. Santos/Cecomsaer

O técnico da equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico Militar, Tenente-Coronel Marcelo Costa das Neves, também foi homenageado. Em outubro do ano passado, a equipe masculina da FAB foi campeã mundial da modalidade em uma disputa entre oito países, realizada na Academia da Força Aérea. “A medalha representa tudo o que eu fiz pelo esporte como atleta e profissional de educação física”, afirma. O militar sempre esteve envolvido com atividades esportivas desde a época de cadete e se destacou em competições de atletismo e no próprio pentatlo aeronáutico.

Em seu discurso, o Ministro da Defesa ressaltou a participação de militares brasileiros em grandes competições. “Nas Olimpíadas de Londres, 51 atletas da comissão brasileira eram militares das Forças Armadas”. Jaques Wagner destacou, ainda, a importância do desporto militar. “O esporte tem a capacidade de difundir camaradagem, respeito e companheirismo, além de desenvolver habilidades físicas fundamentais aos militares”, disse.

Ex-atletas da FAB e hoje incentivadores do esporte também receberam a homenagem. “Eu tenho uma grande história com o esporte, fui atleta de judô da Força Aérea. A medalha é uma lembrança que me traz muitas recordações. É importante que haja sempre incentivo ao esporte para que os militares possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho junto à sociedade”, revela o Coronel da Reserva, Vicente Paulo Pinto Machado.

  Cabo V. Santos/CecomsaerOutro veterano da FAB foi premiado. O Tenente da Reserva, Jelson Jorge da Rosa Amorim, um dos precursores nas competições de paraquedismo militar no Brasil, participou do primeiro campeonato da modalidade entre as Forças Armadas. “O Mérito Desportivo Militar é o reconhecimento de todo um trabalho que realizei durante a vida”, ressalta.