HAITI

Terremoto que deixou mais de 300 mil vítimas completa cinco anos

Há cinco anos, a FAB transportou mais de mil toneladas de carga e disponibilizou um Hospital de Campanha
Publicada em: 12/01/2015 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Há exatos c  inco anos, uma tragédia tomou conta do Haiti, quando um terremoto deixou cerca de 300 mil mortos e quase um milhão de desabrigados. No momento que toda a ajuda era fundamental, a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou aviões de transporte para estabelecer uma ponte-aérea Brasil-Haiti de ajuda humanitária, além de enviar para Porto Príncipe (capital do país) um hospital de campanha com médicos e enfermeiros.

Mais de mil toneladas de carga foram levadas ao Haiti, 2.718 passageiros foram transportados e 16.011 atendimentos foram realizados no hospital de campanha da FAB.

Algum tempo após o terremoto, os aviões da FAB continuaram a rotina freqüente de voos entre P
  orto Príncipe e Rio de Janeiro. O C-130 Hércules, avião mais utilizado para o traslado na época, pousou diversas vezes no país com os compartimentos de carga sempre lotados de comida, remédios, colchões e outros gêneros básicos.

Na época, a revista Aerovisão realizou uma matéria especial sobre a tragédia. “É uma missão
muito emocionante”, esse foi o tom da maioria dos depoimentos dos pilotos que participaram da operação.

“Devemos agradecer a todo o   apoio dos brasileiros por aqui. apesar de tudo, o povo haitiano respira esperança por ajuda de povos irmãos, como os brasileiros. São sempre boas notícias aquelas que vêm da pista de pouso”, disse na época o então presidente do Haiti, René Preval.