CAPACITAÇÃO

Controladores de tráfego aéreo passam por novo curso de inglês

Primeiro grupo da modalidade de ensino a distância finalizará atividades em janeiro de 2015
Publicada em: 15/12/2014 11:32
Imprimir
Fonte: ICEA

FAB_ICEA_validacao_curso_2014_03.jpg  ICEA/Sargento RobertoO Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), localizado em São José dos Campso (SP), iniciou no final de novembro deste ano a validação do primeiro curso de inglês aeronáutico a distância desenvolvido pelo próprio ICEA.

A validação é o momento em que as atividades do curso são testadas com um grupo de alunos, antes que ele seja oferecido para todo o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A primeira turma, composta por alunos do ICEA e do Primeiro e do Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I e CINDACTA IV),  realizarão o curso completo até o dia 30 de janeiro.

O curso "Inglês Aeronáutico na Modalidade EaD – ACC" apresenta tarefas com base nos descritores da tabela de níveis de proficiência da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), com ênfase para vocabulário, estrutura, pronúncia e compreensão oral. Interação e fluência também são descritores contemplados no curso, por meio dos fóruns, chats e, principalmente, das atividades de gravação avaliadas, o que representa uma inovação na forma de avaliar, além de simular com mais precisão as habilidades comunicativas necessárias para a comunicação com pilotos em língua inglesa.

Módulos
O curso é composto por sete módulos, sendo que quatro apresentam conteúdo comum para controladores de tráfego aéreo de qualquer órgão operacional e três são específicos para o controlador que atua no Centro de Controle de Área (ACC). O curso tem duração de 9 semanas, com carga horária total de aproximadamente 60 horas e será oferecido a partir de março para todo o SISCEAB.