JORNADA ESPACIAL

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno lança foguete de treinamento

A programação é composta de uma semana de palestras e atividades práticas ligadas às questões espaciais
Publicada em: 11/12/2014 14:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  3S Hugo/CLBIO Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) sedia, desde segunda-feira (8/12), a 12ª edição da Jornada Espacial. Às 15h desta quarta-feira (10/11), a equipe do Centro lançou, com sucesso, mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB) para que os participantes da Jornada tivessem a chance de aprender sobre os procedimentos envolvidos em um lançamento real.

O FTB mede 3 metros, pesa 70kg e chega até 32km de altura; seu principal objetivo é manter a operacionalidade do Centro de Lançamento e das equipes envolvidas, mas também pode ser usado em estudos sobre a atmosfera. A 12ª Jornada Espacial reúne 43 alunos e 36 professores de ensino médio, representantes de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que foram vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A programação é composta de uma semana de palestras e atividades práticas ligadas às questões espaciais.

No primeiro dia, os participantes soltaram um balão meteorológico – estrutura resistente de borracha que transporta, a grandes altitudes, uma sonda responsável por medir temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Na terça-feira (9), os alunos e professores construíram e lançaram foguetes de garrafa PET e acompanharam uma operação real de rastreio de um engenho espacial lançado de Kuru, centro que fica na Guiana Francesa.

O
encerramento do evento acontece na sexta-feira (12), com uma palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

imagens/original/23911/lancamento.php.jpg