SOLENIDADE

II COMAR homenageia seu primeiro comandante e Patrono da Força Aérea Brasileira

Publicada em: 22/09/2014 11:15
Imprimir
Fonte: II COMAR

No dia 22 de setembro de 2014, o Segundo Comando Aéreo Regional realizou cerimônia alusiva ao 118º aniversário de seu primeiro comandante e Patrono da Força Aérea Brasileira, o Marechal do Ar Eduardo Gomes, personagem fundamental para a formação e solidificação da Força Aérea.

A Ordem-do-Dia, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ressaltou a dedicação do Marechal Eduardo Gomes para o desenvolvimento da FAB e do Brasil. Constitui-se herói, mito, líder, exemplo. Os ideais do Patrono da FAB foram muito além de seu tempo e de herança nos deixou muito mais do que seu vasto conhecimento técnico sobre a aviação – ensinou-nos o amor incondicional à pátria e fidelidade a seus princípios.

Esteve presente à cerimônia o Major Jonh William Buyers, o último piloto vivo a ter voado nos caças P-47 Thunderbolt da Força Aérea Brasileira durante o período em que Eduardo Gomes comandou a então 2ª Zona Aérea Regional, foi contemporâneo e amigo pessoal do Brigadeiro Eduardo Gomes, como gostava de ser chamado.

O Major Buyers desempenhou a função de oficial de ligação entre a Aviação do Exército dos Estados Unidos (USAF) e o 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, e ainda realizou 21 missões de combate ao lado de seus companheiros da FAB durante a Segunda Guerra Mundial na Europa.

Assunto(s): ,