ANIVERSÁRIO

Patrono da Força Aérea é homenageado em cerimônia militar no Rio de Janeiro

A solenidade foi marcada pelo sobrevoo de aeronaves e desfile militar
Publicada em: 19/09/2014 17:21
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Base Aérea dos Afonsos (BAAF), locali  zada no Rio de Janeiro, realizou nesta sexta-feira (19/09) uma cerimônia militar em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes, que faria 118 anos no dia 20 de setembro. A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB.  

Um dos destaques da solenidade foi o sobrevoo de diversas aeronaves, como o caça F-5, os helicópteros H-60 Black Hawk e H-34 Super Puma, além do C-95 Bandeirante. Já no solo, estava exposta a aeronave histórica K-263 Curtiss Fledging, que protagonizou na década de 1930 o início das atividades do Correio Aéreo Nacional; assim como o automóvel Itamarati executivo, responsável por atender o então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Como forma de deferência, o Tenente-Brigadeiro Saito colocou flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ele ressaltou, em mensagem ao efetivo da Aeronáutica, a importância de relembrar os feitos do passado que incentivam as ações do presente, como a produção do KC-390 e a escolha da nova aeronave de caça da FAB, o Gripen NG. “Somos herdeiros do maior dos bandeirantes do céu”, afirmou. 

Para o Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Aviador Luis Marques de Lima, cerimônias como essas sã  o importantes para mostrar aos mais jovens os protagonistas do passado. “Os mais novos têm que ver esses exemplos, os grandes exemplos da nação, como foi a vida inteira do Marechal Eduardo Gomes, que foi dedicada à nossa pátria”, disse.

O aluno Isaias Cruz, de 13 anos, do projeto social Colibri desenvolvido pela BAAF, é um dos jovens que teve essa oportunidade. Ele fez parte da tropa que desfilou em homenagem ao Marechal Eduardo Gomes.  Segundo a mãe do estudante, Maria da Penha, iniciativas desse tipo fazem a diferença. “O meu filho já faz parte desse projeto muito bem sucedido. E agora eu fico muito orgulhosa em vê-lo desfilando em homenagem ao patrono da FAB”, finalizou.