FAB realiza atendimentos em aldeia ianomâmi

Publicada em: 08/12/2008 19:10
Imprimir
Fonte: VII COMAR

O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) realizou atendimentos de saúde a índios ianomâmis ligados ao Pólo Base de Xitei, no extremo oeste de Roraima. Comunidades inteiras caminharam até cinco horas pela floresta para receber atendimento de médicos, dentistas e enfermeiros dos hospitais de Aeronáutica de Manaus e Boa Vista.

A equipe de saúde encontrou muitas doenças de pele, principalmente escabiose, e respiratórias, essas últimas provavelmente originadas da relação dessas populações com a fumaça. “Cada família faz um fogo no seu espaço dentro da maloca comunitária, para assar os alimentos e produzir calor”, conta uma técnica da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) que trabalha junto aos ianomâmi. A tenente dentista Cristiane Peres dos Santos aplicou flúor em todos os presentes e detectou poucas cáries entre eles, mas notou a incidência de doenças periodontais, que podem acarretar a perda dos dentes.

“É uma experiência única atender pessoas que vivem numa realidade tão diferente”, diz o tenente médico Leandro Almeida Bueno de Moraes, que participou pela primeira vez de uma operação do gênero. Já para o chefe de Estado-Maior do VII COMAR, coronel-aviador Luiz Carlos Rodrigues Albino, que participou da missão, a importância desse tipo de ação está no aprofundamento da presença do Estado em regiões isoladas como a ianomâmi. “Diz respeito, sobretudo, ao fortalecimento da amizade entre a Força Aérea Brasileira e as populações indígenas na Amazônia”, acrescenta.

imagens/original/2260/dsc_0110.jpg
imagens/original/2260/dsc_0131.jpg
imagens/original/2260/dsc_0149.jpg
imagens/original/2260/dsc_0164.jpg
imagens/original/2260/dsc_0195.jpg