OPERACIONAL

Exercício reúne mais de 450 militares em Campo Grande

Treze esquadrões da aviação de transporte da FAB participam da Transportex
Publicada em: 11/08/2014 11:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Base Aérea de Campo Grande sedia de 11 a 26 de agosto o exercício operacional Transportex 2014. Ao todo, 450 militares realizam atividades que envolvem navegação a baixa altura, voo em formação, lançamento de carga e pessoal, lançamento livre operacional a grande altitude, reabastecimento em voo e missões com uso de óculos de visão noturna. Serão utilizadas aeronaves como C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-95 Bandeirante. Há participação ainda de um esquadrão de caças, outro de helicópteros e mais um de reconhecimento.

“Nosso propósito é melhorar a capacidade operacional e na Transportex temos um laboratório rico em técnicas e táticas que elevarão o nível dos nossos tripulantes. O treinamento é essencial para manter nossa proficiência”, afirma o Brigadeiro do Ar Robson Roger Garcia Tavares de Melo, comandante da Quinta Força Aérea (V FAE), unidade responsável pelo preparo e o emprego da aviação de transporte.

A última edição do exercício Transportex foi realizada em Belém (PA) em 2012, na região amazônica. O revezamento das localidades visa explorar todas as variáveis geográficas e climáticas do país. “A cidade de Campo Grande está situada numa região estratégica. Para que possamos nos adestrar ao máximo, é preciso treinar em todos ambientes onde seja necessário o apoio da aviação de transporte”, finaliza o Brigadeiro Roger.