ESPAÇO

Grupo discute atividade espacial no Brasil

Reunião aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara e contou com integrantes de diversas instituições
Publicada em: 26/05/2014 11:00
Imprimir
Fonte: CLA

  CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu na última semana a primeira Reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento deste ano. Integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Agência Espacial Brasileira (AEB), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e dos Centros de Lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI) discutiram os próximos passos da atividade espacial no Brasil.

Durante o encontro, os integrantes do setor espacial analisaram o cronograma de lançamentos no Brasil e no exterior de engenhos aeroespaciais previstos para este ano, além de 2015 e 2016. O projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN), com os lançamentos dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB) e Intermediário (FTI), bem como o Programa Microgravidade com lançamentos do foguete de sondagem com experimentos embarcados VSB-30 no Brasil e na Europa também fazeram parte da pauta de reunião.

Dois lançamentos importantes para o ano dentro do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) devem ganhar destaque: o lançamento do foguete de sondagem VS-40 para testes de sistemas do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA) no CLBI e do foguete VS-30 durante a Operação Raposa em Alcântara que pela primeira vez no Brasil, embarcado no veículo, deve levar ao espaço combustível líquido para verificações.

A GIL1/2014 tratou ainda dos lançamentos futuros e estágio atual de desenvolvimento dos foguetes de satelitização VLS-1 e Cyclone 4, capazes de enviar satélites ao espaço a partir de Alcântara. A atual situação das obras de apoio ao lançamento do VLS-1 no CLA foi outro ponto que os participantes tomaram conhecimento.

Assista ao Fab em Ação sobre o Centro de Lançamento de Alcântara: