ESPAÇO

Centro de Lançamento de Alcântara recebe pesquisadores da área espacial

Integrantes do Programa Microgravidade, que tiveram experimentos aprovados para o próximo lançamento do foguete nacional, conheceram o trabalho do Centro.
Publicada em: 09/05/2014 14:32
Imprimir
Fonte: CLA

Programa Microgravidade (Teste carga útil FTI)  Cb Monteles/ CLAO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu visita de integrantes do Programa Microgravidade, ligado à Agência Espacial Brasileira (AEB). Participaram da visita 15 integrantes do Programa da AEB, entre Gerência, Comissão de Coordenação e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa relacionados à área espacial. A atividade teve por objetivo apresentar a infraestrutura do CLA disponível aos pesquisadores, que tiveram experimentos aprovados para o próximo lançamento do foguete nacional VSB-30 a partir de Alcântara.

A visita foi iniciada com uma apresentação sobre o CLA realizada pelo Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor da Organização Militar da Força Aérea no Maranhão. Durante a apresentação, o Diretor do Centro destacou o panorama histórico da atividade espacial no país, tecnologias desenvolvidas, infraestrutura do CLA e modernizações implementadas, além de operações realizadas e futuras.

O gerente do Programa Microgravidade, Carlos Eduardo Quintanilha, apresentou informações gerais aos pesquisadores que tiveram experimentos selecionados pela AEB para o próximo vôo no VSB-30 no CLA, com previsão de lançamento entre junho e agosto de 2015. Ao todo quatro projetos foram selecionados e cada um dos pesquisadores também apresentaram os detalhes dos estudos desenvolvidos a serem embarcados no próximo lançamento do foguete VSB-30 em Alcântara.

Os integrantes do Programa Microgravidade assistiram ainda a um lançamento simulado no Centro de Controle do CLA, local onde é feita a coordenação de todas as operações. Na seqüência, os visitantes foram até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL), responsável pela montagem, transporte e integração e lançamento dos foguetes e onde estão instalados os lançadores e edificações operacionais. No setor, os pesquisadores acompanharam os testes da carga útil do Foguete de Treinamento Intermediário que deve ser lançado na segunda semana de maio. Os visitantes também conheceram os Foguetes de Treinamento Básico e Intermediário, lançados com objetivo de treinar equipes e verificar todos os equipamentos de apoio aos lançamentos (antenas, radares, softwares, servidores, subestações elétricas). A visita foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do veículo lançador de satélites (VLS), principal foguete de tecnologia nacional.Programa Microgravidade (O Mundo Espacial)  Cb Monteles/ CLA

Os pesquisadores encerraram as discussões com a elaboração de documentação técnica que propõe melhorias e alterações em uma série de itens tanto de infraestrutura como de desenvolvimento do VSB-30 visando atingir o máximo de performance durante o voo. “Essa foi a primeira vez em que os pesquisadores estiveram previamente no Centro de Lançamento para poder conhecer sua infraestutura visando adaptações e melhorias para viabilizar e garantir o sucesso da operação de lançamento e resgate dos experimentos embarcados no VSB-30”, explica Eduardo Quintanilha.

Programa Microgravidade

O Programa Microgravidade foi criado em 1998 com objetivo de disponibilizar ambientes de microgravidade para a comunidade científica brasileira. Os projetos são selecionados através de Anúncios de Oportunidades (AO). Atualmente o 4º AO selecionou 4 projetos para vôo do foguete VSB-30 no CLA previsto para ocorrer entre junho e agosto de 2015. Atualmente, estão em processo seletivo também os projetos submetidos para um 2º vôo. Em 2015, entre 9 de fevereiro e 15 de março, haverá a abertura do sistema para submissão dos projetos para um 3º vôo.

O Programa Microgravidade conta com apoio do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e de coordenadores dos cursos de Engenharia Aeroespacial para a seleção, além de consultores para analisar o mérito científico-acadêmico dos projetos. Todos os testes necessários para a execução dos experimentos a bordo do foguete VSB-30 são realizados com apoio e supervisão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).


Programa Microgravidade (Centro de Controle)  Sd 2ª Classe P. Sousa/ CLAConfira os projetos selecionados pela Comissão de Coordenação do Programa Microgravidade – CCO para voo no foguete VSB-30 no CLA:
1. Solidificação de Ligas Eutéticas em Microgravidade (SLEM)
Responsável: Chen Ying An (INPE)
2. Os Efeitos da Microgravidade Real no Sistema Vegetal de Cana-de-Açúcar Utilizando o Foguete de Sondagem VSB-30
Responsável: Katia Castanho Scortecci (UFRN)
3. Plataforma de Aquisição para Análise de Dados de Ac
eleração II (PAANDA II)
Responsável: Marcelo Carvalho Tosin (UEL)
4. Novas Tecnologias de Meios Porosos para Dispositivos com Mudança de Fase
Responsável: Marcia Barbosa Henriques Mantelli (UFSC)