INTERCÂMBIO

Grupo de escoteiros conhece aeronaves militares na Base Aérea de Belém

Publicada em: 15/04/2014 12:25
Imprimir
Fonte: 1º/8º GAV, BABE

Cerca de 30 jovens integrantes do Grupo Escoteiros do Ar SantosApresentação  SAR  3S GILBERTO SILVA Dumont 4º PA visitaram no último sábado (12/04) a Base Aérea de Belém (BABE). Durante o passeio, eles puderam conhecer o hidroavião CA-10 Catalina, que já foi muito utilizado para o apoio às populações ribeirinhas e integração da Força Aérea na Amazônia. Já durante a visita ao hangar do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), os jovens escoteiros conheceram as peculiaridades operacionais de um esquadrão de helicópteros.

A unidade, que tem como principais funções as missões de busca e salvamento, demonstrou aos jovens quais são os desafios de se realizar um salvamento real. O adestramento dos tripulantes e homens de resgate no dia-a-dia foram os assuntos que mais despertaram o interesse da plateia. A equipe de resgate do 1º/8º GAV realizou ainda a exposição dos equipamentos utilizados em operações, e os visitantes tiveram também a oportunidade de conhecer o H-36 Caracal, o mais moderno helicóptero da Força Aérea Brasileira, e o H-1H Huey, também conhecido como “Sapão”, já em fase de desativação no Esquadrão.

Para o Diretor Técnico do grupo Escoteiros do Ar de Belém, Leonardo Gross, aproximar as duas instituições é fundamental para os jovens. “Em nosso meio existem crianças carentes e de origem muito humilde. As atividades que exercemos com elas tem muita influência em suas vidas, não só de cunho cultural ou profissional, mas sim para o futuro delas como cidadãs, e a FAB nos apoia muito nesses quesitos”, finalizou.