TREINAMENTO

Esquadrão Netuno simula pouso forçado sobre a água

O objetivo foi capacitar os pilotos e tripulantes para reagir de forma rápida numa situação de pouso forçado sobre a água
Publicada em: 27/03/2014 15:28
Imprimir
Fonte:

  Militares do Quadro de Tripulantes do Esquadrão Netuno (3º/7º GAV) realizaram, no dia 19 de março, um treinamento na Unidade de Treinamento de Escape em Aeronaves Submersas (UTEPAS), na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O objetivo foi capacitar os pilotos e tripulantes com função a bordo a reagir de forma rápida e coordenada numa situação de amerissagem, ou seja, um pouso forçado sobre a água numa situação de emergência.

O treinamento foi ministrado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), com a participação de mergulhadores e paramédicos e também enfatiza a melhor técnica para o escape e noções de sobrevivência em ambiente aquático.

O módulo usado pela Marinha do Brasil simula uma plataforma que, após o impacto com a água, afunda até cinco metros de profundidade permanecendo de cabeça para baixo.“Esse é um excelente treinamento e um desafio, visto que na prática os tripulantes precisam manter a calma para segurar a respiração debaixo d água, aguardar a entrada da água e o completo afundamento do equipamento para só então se soltar e nadar até a superfície com tranqüilidade. Nós combatemos como treinamos”, complementou o Comandante da Unidade Aérea, o Tenente-Coronel Aviador Otávio Luiz Timoteo Alves.