SAÚDE

Hospital de Aeronáutica dos Afonsos realiza campanha de Vacinação contra o HPV

Publicada em: 17/03/2014 14:13
Imprimir
Fonte: HAAF

  O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), em ação conjunta com o Ministério da Saúde, realiza Campanha de Vacinação contra o HPV. A iniciativa tem o objetivo de imunizar meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, a fim de evitar a infecção pelos diferentes tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

A vacinação segue até o dia 10 de abril no Setor de Vacinação do HAAF, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento de identidade e carteira de vacinação, no horário de 8h às 12h. A vacina disponibilizada será do tipo quadrivalente e não está indicada em caso de gravidez.

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. A infecção pelo HPV pode ocasionar o desenvolvimento de lesões, que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para câncer, principalmente o do colo do útero ou também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Esta doença representa, atualmente, a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil, sendo assim, para sua prevenção, é recomendada a utilização de preservativo durante o contato sexual, avaliação do ginecologista pelo menos uma vez ao ano, assim como a vacinação contra o HPV.