OPERACIONAL

Esquadrões de helicóptero da FAB realizam treinamento de tiro aéreo

Publicada em: 10/03/2014 16:55
Imprimir
Fonte: SCS BAFL

Os esquadrões de helicóptero Psobrevoo de Black Hawk em Florianópolis   1S Paulo Rezendeantera (5º/8º GAV) e Harpia (7º/8º GAV), sediados respectivamente em Santa Maria (RS) e Manaus (AM), realizam desde o último domingo (09/03) o exercício “Helicóptero TA” na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Coordenada pela Segunda Força Aérea, a operação segue até o dia 22 de março e tem o objetivo de treinar missões de tiro aéreo e de salvamento no mar.

Cerca de 100 militares e seis aeronaves H-60 Black Hawk estão envolvidos no exercício. Os helicópteros irão executar manobras de salvamento denominadas “kappof”, técnica desenvolvida pela Real Força Aérea Britânica durante a Guerra Fria, com o objetivo de executar o salvamento da tripulação acidentada nas águas geladas do mar do Norte.

Os Esquadrões Harpia e Pantera realizarão ainda o treinamento de emprego ar-ar da metralhadora Minigun 7,62mm. A intenção do exercício é atingir o alvo rebocado por uma aeronave de pequeno porte (Ipanema) da Academia da Força Aérea (AFA).

 Ouça a entrevista com o coordenador de operações aéreas da II FAE, Tenente-Coronel Régis Augusto Azevedo Peroba.