INICIATIVA

Projetos de alunos da Escola Tenente Rêgo Barros são premiados em mostra científica

Publicada em: 17/12/2013 16:00
Imprimir
Fonte: I COMAR

  COMAR 1Dois projetos científicos da Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB), localizada em Belém, foram premiados na IV Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí, realizada na cidade de Barcarena (PA) do dia 25 a 29 de novembro. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da turma 12 A4 do ensino médio do colégio que é administrado pelo Primeiro Comando Aéreo Regional ( I COMAR ).
 
O projeto “Programando em IAC e IMC para avaliar os índices de obesidade infanto-juvenil na ETRB” recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) de Excelência em Iniciação Científica. “Foi a primeira vez que apresentei o projeto fora da escola e fiquei muito feliz em poder mostrar o nosso estudo a pessoas de todo o país”, disse o aluno Joel Almeida de Souza. Agora eles vão representar o Brasil na Red Nacional de Actividades Juvenilles em Ciencia y Tecnologia, que será realizado em 2014 no México.
 
Já o projeto “Pesquisa, Avaliação e Análise Bioquímica dos lanches mais consumidos pelos alunos da ETRB, como instrumento na prevenção da obesidade infanto-juvenil” recebeu credencial para representar o Pará na Feira de Ciência e Tecnologia – Sul do Maranhão (FECITEC), que será realizada na cidade de Imperatriz (MA) também no próximo ano.
 
A equipe de cada projeto foi composta por três alunos e um professor coordenador, que desenvolveram materiais em artigos e cartazes para expor os resultados das pesquisas sobre os hábitos alimentares do corpo estudantil da escola. “A iniciação científica é um importante passo para os alunos se familiarizarem com a linguagem e os métodos do meio acadêmico, além de ajudar nas escolhas profissionais”, ressaltam os professores coordenadores Margareth Léa da Silva Maia e Waldemir Gonçalves do Nascimento.
 
Mostra

A Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí faz parte do Movimento Científico Norte/Nordeste (MOCINN), que tem como objetivo promover uma feira regional de ciências e engenharias envolvendo alunos de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio e técnico. Além de estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, a mostra divulga os trabalhos científicos e incentiva as atividades de pesquisa e tecnologia no país.