CRUZEX

Começa hoje (04) o maior exercício de combate aéreo da América Latina

Publicada em: 04/11/2013 10:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Chegada da delegação chilena na Base Aérea de Natal  Agência Força Aérea/Sgt RezendeTudo pronto e agora é para valer. Começa nesta segunda-feira (04/11) a CRUZEX Flight 2013, o maior exercício de combate aéreo da América Latina. O evento vai até o dia 15 de novembro e deve reunir nada menos que dois mil militares de nove países, além de mais de 90 aeronaves. As Bases Aéreas de Natal (RN) e do Recife (PE) vão receber aviões e helicópteros para missões que envolvem desde o combate aéreo entre caças até o salto de paraquedistas de forças especiais, uma das novidades desta edição.
 
A cobertura completa das operações durante a CRUZEX poderá ser acompanhada no site www.cruzex.aer.mil.br e em tempo real pelas mídias sociais da FAB.
 
Pela primeira vez, o exercício, realizado desde 2002, vai focar unicamente a atividade aérea e contará com as presenças de Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
 
“A CRUZEX acontece no Brasil desde 2002. Desde então houve um processo evolutivo muito grande de conhecimento e incorporação de doutrinas. Conseguimos, então, trazer mais países para participar do exercício. Isso aumenta a interação, eleva a troca de conhecimento e padroniza ações para que a FAB, especificamente, possa atuar no cenário internacional Aeronaves de caça F-16 americanas chegaram no sábado  Agência Força Aérea/Sgt Rezendeem operações conjuntas com outras forças aéreas do mundo”, analisa o diretor da CRUZEX 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão.  
 
Final de semana movimentado - Os primeiros aviões de caça F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousaram na Base Aérea de Natal (BANT) no início da tarde de sábado (02/11) para a participação na CRUZEX Flight 2013. As seis aeronaves integram a Guarda Aérea Nacional do Distrito de Colômbia, unidade responsável pela defesa aérea da região da capital dos EUA, Washington.  "Esse exercício é o equivalente brasileiro da nossa Red Flag. O maior ganho é voar como parceiros em um ambiente que replica aquilo que nós fazemos pelo mundo", declarou o Coronel Gerald Colmer, que está a frente dos 150 militares que integram a delegação americana.
 
  Cruzex Reabastecimento em voo – Também no sábado, quatro caças da Força Aérea Brasileira (F-2000 e F-5) receberam combustível em pleno voo de um avião-tanque KC-767 da Colômbia. Esta foi a primeira vez em que os dois países realizaram este tipo de voo juntos. À tarde, um avião-tanque KC-130 brasileiro reabasteceu quatro jatos A-37 Dragonfly colombianos. Os reabastecimentos aconteceram a aproximadamente cinco mil metros de altitude em uma região entre os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte. Ambas as missões fazem parte dos preparativos para a CRUZEX Flight 2013.